PRD Pathfinder - Classes - Tradução
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Bárbaro: violento e brutal, vive às margens das terras civilizadas.
Bardo: utilizam habilidades mágicas para auxiliar e fortalecer os aliados, confundir os inimigos e promover sua fama.
Clérigo: seguidor devoto de uma divindade, o clérigo pode curar ferimentos, ressuscitar os mortos e convocar a ira dos deuses.
Druida: é o servo da natureza, um conjurador amigo dos animais.
Feiticeiro: é o conjurador que nasceu com habilidades mágicas e poderes sobrenaturais.
Guerreiro: bravo e valoroso, mestre no uso de armas e armaduras.
Ladino: é o “ladrão”, o trapaceiro, oportunista e sagaz capaz de desferir ataques brutais contra seus oponentes.
Mago: obtém os poderes mágicos com muito estudo e dedicação.
Monge: estudante de artes marciais, treina seu corpo como perfeita arma para ataques e defesas.
Paladino: é o cavaleiro da armadura brilhante, dedicado defensor das leis e da bondade.
Ranger: é um rastreador e caçador, conhecedor dos ambientes selvagens e métodos de rastreio de seus inimigos.
Progredindo um personagem
Um personagem jogador deve superar desafios durante a campanha, e, com isso, adquirem pontos de experiência. Esses pontos se acumulam e propiciam evoluções no nível e nos poderes dos personagens. Este avanço depende do tipo de jogo e de personagem adotado pelo jogador. Algumas progressões podem ser rápidas e os personagens podem avançar de nível em poucas sessões, enquanto outras possuem progressões mais lentas. Ao final, o grupo deverá decidir o ritmo que melhor se encaixa à sua campanha. Personagens progridem de acordo com a tabela: Character Advancement and Level-Dependent Bonuses.
Evoluindo
Um personagem avança de nível à medida que recebe pontos de experiência suficientes para fazê-lo. Normalmente, adquire-se XP ao final das narrativas, quando um Mestre distribui a experiência da sessão.
O processo de evolução dos personagens funciona da mesma maneira que montar uma ficha, exceto que suas características básicas de raça, atribuições e escolhas relativas às classes, talentos e perícias, não podem ser alteradas. Adicionar nível geralmente proporcionam novas habilidades, competências e bonificações, talentos e pontos de vida (ver quadro: Character Advancement and Level-Dependent Bonuses). Ao longo do tempo, em níveis mais elevados, o personagem experimenta verdadeiramente o poder e passa a ser capaz de guiar nações ou colocá-las sob seus pés.
Escolhendo uma nova classe e progredindo com ela (Multiclasse), certifique-se de seguir os seguintes passos, em ordem: Primeiro, selecione uma nova classe, você deverá ser capaz de possuir esse novo nível antes de realizar os ajustes; em Segundo, aplique as novas pontuações, aumentando as atribuições do personagem, decorrentes da mudança de nível; Terceiro, integre os níveis e habilidades da nova classe na ficha e atualize os valores de habilidades, resistências e role a progressão dos pontos de vida; por fim, adicione novos talentos, novas perícias e outras peculiaridades (ver quadro: Character Advancement and Level-Dependent Bonuses).

Personagens Multiclasse
Em vez de adquirir novas atribuições da classe escolhida para o personagem, o jogador pode escolher iniciar uma nova classe, a partir do 1º nível, somando suas os bônus de habilidades desta aos antigos bônus da outra classe. Este será um personagem Multiclasse.
Por exemplo:
Um guerreiro de 5 nível decide aprender os segredos das artes arcanas e adiciona um nível de mago à ficha, Quando ele avança para o 6º nível. Este personagem terá as características e habilidades de um guerreiro de 5º nível e de um mago de 1º nível, mas o personagem é considerado de nível 6 (5 de guerreiro e 1 de Mago). Ele mantém todas as características adquiridas como guerreiro, mas também adiciona as recebidas pela nova classe, podendo lançar feitiços e escolher uma escolha arcana como especialidade. Para completar, deverá somar os pontos de BBA, resistências, talentos e perícias da nova classe às atribuições de guerreiro.
Note que existe uma série de efeitos que dependem da quantidade de dados de vida de um personagem. Tais características são baseadas no nível dos personagens e não das classes que ele possui, com exceção das habilidades de classes que são características.
Classe Principal
Cada personagem começa a jogar com uma única classe escolhida, chamada principal, sendo sua escolha de primeiro nível. Sempre que um personagem ganha um nível nesta classe, ele poderá ganhar +1 ponto de vida ou +1 ponto de perícia. A escolha da classe principal não pode ser alterada e a escolha em receber soma de +1 em PV ou Perícia deve ser feita quando o personagem passar de nível (inclusive pode ser usado no primeiro nível). Classes de Prestígio (Prestiges) nunca poderão ser consideradas Classes Principais.
Bardo: utilizam habilidades mágicas para auxiliar e fortalecer os aliados, confundir os inimigos e promover sua fama.
Clérigo: seguidor devoto de uma divindade, o clérigo pode curar ferimentos, ressuscitar os mortos e convocar a ira dos deuses.
Druida: é o servo da natureza, um conjurador amigo dos animais.
Feiticeiro: é o conjurador que nasceu com habilidades mágicas e poderes sobrenaturais.
Guerreiro: bravo e valoroso, mestre no uso de armas e armaduras.
Ladino: é o “ladrão”, o trapaceiro, oportunista e sagaz capaz de desferir ataques brutais contra seus oponentes.
Mago: obtém os poderes mágicos com muito estudo e dedicação.
Monge: estudante de artes marciais, treina seu corpo como perfeita arma para ataques e defesas.
Paladino: é o cavaleiro da armadura brilhante, dedicado defensor das leis e da bondade.
Ranger: é um rastreador e caçador, conhecedor dos ambientes selvagens e métodos de rastreio de seus inimigos.
Progredindo um personagem
Um personagem jogador deve superar desafios durante a campanha, e, com isso, adquirem pontos de experiência. Esses pontos se acumulam e propiciam evoluções no nível e nos poderes dos personagens. Este avanço depende do tipo de jogo e de personagem adotado pelo jogador. Algumas progressões podem ser rápidas e os personagens podem avançar de nível em poucas sessões, enquanto outras possuem progressões mais lentas. Ao final, o grupo deverá decidir o ritmo que melhor se encaixa à sua campanha. Personagens progridem de acordo com a tabela: Character Advancement and Level-Dependent Bonuses.
Evoluindo
Um personagem avança de nível à medida que recebe pontos de experiência suficientes para fazê-lo. Normalmente, adquire-se XP ao final das narrativas, quando um Mestre distribui a experiência da sessão.
O processo de evolução dos personagens funciona da mesma maneira que montar uma ficha, exceto que suas características básicas de raça, atribuições e escolhas relativas às classes, talentos e perícias, não podem ser alteradas. Adicionar nível geralmente proporcionam novas habilidades, competências e bonificações, talentos e pontos de vida (ver quadro: Character Advancement and Level-Dependent Bonuses). Ao longo do tempo, em níveis mais elevados, o personagem experimenta verdadeiramente o poder e passa a ser capaz de guiar nações ou colocá-las sob seus pés.
Escolhendo uma nova classe e progredindo com ela (Multiclasse), certifique-se de seguir os seguintes passos, em ordem: Primeiro, selecione uma nova classe, você deverá ser capaz de possuir esse novo nível antes de realizar os ajustes; em Segundo, aplique as novas pontuações, aumentando as atribuições do personagem, decorrentes da mudança de nível; Terceiro, integre os níveis e habilidades da nova classe na ficha e atualize os valores de habilidades, resistências e role a progressão dos pontos de vida; por fim, adicione novos talentos, novas perícias e outras peculiaridades (ver quadro: Character Advancement and Level-Dependent Bonuses).

Personagens Multiclasse
Em vez de adquirir novas atribuições da classe escolhida para o personagem, o jogador pode escolher iniciar uma nova classe, a partir do 1º nível, somando suas os bônus de habilidades desta aos antigos bônus da outra classe. Este será um personagem Multiclasse.
Por exemplo:
Um guerreiro de 5 nível decide aprender os segredos das artes arcanas e adiciona um nível de mago à ficha, Quando ele avança para o 6º nível. Este personagem terá as características e habilidades de um guerreiro de 5º nível e de um mago de 1º nível, mas o personagem é considerado de nível 6 (5 de guerreiro e 1 de Mago). Ele mantém todas as características adquiridas como guerreiro, mas também adiciona as recebidas pela nova classe, podendo lançar feitiços e escolher uma escolha arcana como especialidade. Para completar, deverá somar os pontos de BBA, resistências, talentos e perícias da nova classe às atribuições de guerreiro.
Note que existe uma série de efeitos que dependem da quantidade de dados de vida de um personagem. Tais características são baseadas no nível dos personagens e não das classes que ele possui, com exceção das habilidades de classes que são características.
Classe Principal
Cada personagem começa a jogar com uma única classe escolhida, chamada principal, sendo sua escolha de primeiro nível. Sempre que um personagem ganha um nível nesta classe, ele poderá ganhar +1 ponto de vida ou +1 ponto de perícia. A escolha da classe principal não pode ser alterada e a escolha em receber soma de +1 em PV ou Perícia deve ser feita quando o personagem passar de nível (inclusive pode ser usado no primeiro nível). Classes de Prestígio (Prestiges) nunca poderão ser consideradas Classes Principais.
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Esta é uma tradução dos textos do Pathfinder Roleplaying Game Reference Document, garantido pela licença aberta do Sistema Pathfinder Roleplaying Game. Os textos podem ter sido modificados para garantir melhor entendimento de seu conteúdo.
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