Doppelganger: um monstro que pode revolucionar seu jogo.


Estranho, de olhos amarelos e esbugalhados, com cara de e.t., corpo magro, pele acinzentada e pálida, estremamente frágil e desajeitado... essa é a descrição da aparência de um Doppelganger de acordo com o Livro dos Monstros 3.5 do D&D.

O Doppelganger é uma criatura magnífica, dotado do poder de metamorfosear-se em qualquer tipo de ser de tamanho médio por tempo indeterminado, pode ler pensamentos e é extremamente inteligente. Nas mãos de um mestre mal intencionado, esse monstro pode fazer um estrago daqueles na história de um grupo.

Neste texto eu vou explicar suas características de regra, histórico e vou salpicar com algumas considerações pessoais sobre essa criaturinha "txuqui txuqui", meu segundo monstro preferido no D&D [primeiro é o Abocanhador Matraqueante].


Doppelganger mitológico

De acordo com lendas germânicas, o Doppelganger é um monstro fantasioso que tem a capacidade de se mutar em uma cópia idêntica de uma pessoa que ele escolhe como vítima e passa a acompanhar. Ele seria capaz de copiar a pessoa em tudo, até mesmo seu psicológico e quanto mais tempo se passar na forma clonada da vítima, mais parecido ao original ele se torna.

O nome veio da fusão das palavras alemãs: doppel (duplo) e gänger (ambulante).

Como o ser humano custa criar algo novo, muitas outras mitologias copiam seres e histórias umas das outras e o Doppelganger viajou por outras experiências, possuindo outras explicações sobre origem e comportamento. Algumas traduzem esse monstro como a representação física do mau agouro, enquanto outras afirmam que ele surge criado pelo pensamento malévolo oculto das pessoas. Era comum ouvir sobre suas aparições relacionadas à morte, onde o Doppe [apelido carinhoso] seria o agente da passagem do vivo pra morte.

Pra quem pensa que a coisa é só mitológica, a ciência também explica a existência do Doppelganger, mas em forma de uma síndrome:


O fenômeno Doppelgänger, segundo os meios científicos, é provocado pelo mau funcionamento da junção temporo-parietal, uma região do cérebro responsável pela integração de várias sensações (táteis, visuais e de posicionamento do corpo) que constantemente chegam ao cérebro, "montando" a forma pela qual se entende o mundo e o posicionamento do corpo em relação ao que está ao redor. O mau funcionamento dessa região pode, portanto, acarretar o desacoplamento da percepção inconsciente do corpo e da sua representação no espaço. Quando as sensações táteis, de equilíbrio e visuais não coincidem entre si, a compreensão da localização do corpo e do que é pessoal ou extrapessoal se perde, e tem-se a origem da intrigante sensação autoscópica ou extracorpórea, o que poderia explicar a visão do Doppelgänger. fonte: wikipédia


Ah, esquece essa complicação e vamos falar do Doppe RPGístico mesmo.

Segue a ficha do Doppelganger, Livro dos Monstros D&D 3.5.

Tipo: Humanóide Monstruoso (Médio - Metamorfo)
Dados de Vida: 4d8+4 (mínimo 8pv, média 20pv, máximo 36pv)
Iniciativa: +1
Deslocamento: 9 metros
Classe de Armadura: 15 (+1 destreza; +4 natural), toque 11, surpresa 14
Ataque base/Agarrar: +4/+5
Ataques: corpo a corpo: pancada +5 (1d6+1)
Ataques especiais: Detectar pensamentos
Qualidades especiais: Mudar de Forma; imunidade ao sono e a feitiços
Resistências: Fort +4; Refl +5; Vont +6
Habilidades: For 12; Des 13; Con 12; Int 13; Sab 14; Car 13
Perícias: Blefar +10*; Diplomacia +3; Disfarces +9*; Intimidar +3; Sentir motivação +6; Percepção +6
Talentos: Esquiva, Fortitude maior
Ambiente: Qualquer
Organização: Só, par ou gangue
ND: 3
Tendência: neutro geralmente
Ajuste de nível: +4
*valores aumentam em +10 quando transformadas e disfarçadas adequadamente. Se conseguir ler a mente de um inimigo,recebe ainda +4 nessas perícias.

Sua capacidade de mudar de forma, valores consideráveis em disfarces e blefar e o tal do Detectar pensamentos faz com que essa criatura seja um dos espiões mais eficientes de todo o livro dos monstros. Se aliado à sua natureza estiver uma classe bem montada ninguém vai perceber sequer que aquele NPC será um Doppe. Inclusive, usei, uso e usarei essa raça o tempo todo e os jogadores nem sabem. Posso até estar abrindo o jogo então você que é da minha mesa e está lendo este texto, favor não levar o exta-game pro jogo ouviu!?

Bom, vamos repassar algumas habilidades especiais dele:

Detectar pensamentos (Sobrenatural): detecta pensamentos continuamente [e prestem atenção nesta palavra, pois ela quer dizer o tempo todo], com efeitos idênticos à magia de mesmo nome (resistência de Vontade CD 13, e ele é considerado conjurador de 18o nível). O bichinho pode anular esta habilidade quando quiser e como ação livre. Dica pessoal minha mesmo: além de colocar uma classe pro Doppe, recalcula a dificuldade do teste para CD 10 + modificador de Carisma do Doppe + 1/2 nível total do personagem.

Mudar de Forma (Sobrenatural): o doppelganger é capaz de assumir forma de qualquer humanóide de tamanho médio ou pequeno e pode herdar até as armas naturais de seu alvo. Sua transformação tem duração indeterminada e não pode ser dissipada ou interrompida. Ele obrigatóriamente volta ao normal quando morre e magias como Visão da Verdade ou uma habilidade similar podem revelar sua verdadeira forma.


Para usar o Doppelganger como raça jogável


Faça os seguintes ajustes raciais


Habilidades: +2 em Força; +2 em Destreza; +2 em Constituição; +2 em Inteligência; +4 em Sabedoria; e +2 em Carisma
Tamanho: médio
Deslocamento base: 9 metros
Habilidades extra: visão no escuro.
DV: 4d8
BBA: +4
Resistências: Fort +1; Refl +4; Vont +4
Perícias raciais: Blefar, Diplomacia, Disfarces, Intimidar, Percepção, Sentir motivação.
Pontos de perícia: (2 + mod Inteligência) x 7
Talentos raciais: 2 à escolha
CA: báse 10 natural + 4 armadura natural
Especialidade: +4 nas perícias Blefar e Disfarces e +10 quando transformados
Ataques especiais: Detectar pensamentos [já escrevi ali em cima ó...]
Qualidades especiais: mudar de forma, imunidade ao sono e feitiços [tb tá lá ó...]
Idiomas: Comum e qualquer.
Classe favorecida: ladino
Ajuste de nível: +4 [não esqueça disso!!!]


Comentários

Postagens mais visitadas