It's Alive!!! 2 - A missão ... Mais Golens






Bom, jogadores RPGísticos, como foi solicitado por leitores do blog, tanto no blog quanto no e-mail, vou desenvolver um pouco mais sobre a idéia dos Golens e mostrar algumas caraminholas que eu andei pensando por uns dias e mais algumas outras dicas para montagem de um monstro Golesco novinho em folha para surpreender seus jogadores.

CONSTRUTO n° 01 – Golem de Madeira

O golem de madeira tem formato humanóide grande padrão, feito com madeira esculpida por trabalho de marcenaria e encaixada com pinos e rótulas de madeira. Podem ser usadas também dobradiças e reforços de pregos, parafusos, capas, aros e presilhas, mas para isso é exigido trabalho de forja.

Ingredientes:
500 quilos de madeira em tábuas e troncos (1.500 PO).
Tintas e misturas (2 PO).
Boas graduações em Marcenaria (Ofícios CD 15).
11º nível de conjurador arcano.
Talento Fabricar Construto.
1.650 XP sobrando.
Magias: animar objetos, tarefa/missão, ressurreição.

Modo de preparo:
Molde (Ofícios marceneiro) um boneco com todo o madeiramento separado para a fabricação. Adicione revestimentos metálicos ou uma as peças com pregos e aros para reforçar as juntas.
Com as tintas, personalize o boneco e, posteriormente, pinte todo o golem com as resinas e vernizes.
Com seus níveis de conjurador aplique as magias selecionadas como efeitos [se você for esperto vai utilizar pergaminhos para facilitar o trabalho].
Verifique se todas as partes estão bem encaixadas e faça os ajustes físicos necessários.
Utilize ressurreição como última magia e gaste os 1.650 XP.

Ficha técnica
Tipo: Construto (Grande)
Dados de Vida: 10d10 + 20 (85 PV)
Iniciativa: -1
Deslocamento: 9 metros
Classe de Armadura: 24 (-1 tamanho, -1 Destreza, +16 Natural)
Ataque: +12 (2) Pancada(s) – 2d10+7; arremesso +7 – 1d6+7
Ataques especiais: Espinhos venenosos, arremessar.
Qualidades especiais: Construto, redução de dano 10/corte, visão no escuro, imunidade a magias, visão na penumbra, fragilidade ao corte.
Resistências: Fort +3; Refl +1; Vont +3
Habilidades: For 24, Des 9, Con -, Int -, Sab 11, Car 1
Tendência: neutro
ND: 10

Comentários: este golem é caracterizado pela brutalidade de seu ataque e sua predileção pelas manobras agarrar e arremessar seus oponentes. Durante a manobra agarrar, ele utiliza espinhos venenosos para enfraquecer a vítima, antes de jogá-la ao chão novamente.

Construto: não sofrem efeitos mentais, sono ou fadiga, encantamentos ou blefes. São imunes a sucessos decisivos e ataques furtivos [versões 3.0 e 3.5; Pathfinder e 4ª edição permitem este tipo de manobra].

Imunidade a magias: todas, exceto magias que possuam em suas descrições efeitos diretos sobre o material do qual o golem é formado.

Espinhos venenosos: o golem de madeira ao agarrar uma vítima de tamanho igual ou menor cria na superfície de seus membros uma série de espinhos de madeira venenosos que aplicam um líquido viscoso (seiva podre) no corpo do adversário, causando 1d4 de dano temporário em Força (CD 15 de Fortitude para anular o efeito).

Arremessar: ao agarrar o oponente e aplicar o veneno, o golem arremessa ao chão seu adversário, causando 1d6 + 7 de dano em seus pontos de vida.

Visão na penumbra e visão no escuro: 18 metros.

Fragilidade ao corte: golens de madeira recebem dano dobrado em ataques feitos com machados.


[VIAGEM DE MESTRE] Viajando um pouco na maionese aqui, vou inventar uns absurdos aqui pra arrebentar de vez com o golem e fazer umas surpresas.
  • Se o conjurador tiver 15º nível e gastar mais 2.500 XP, adiciona-se os seguintes efeitos de progressão para este golem:  
    • se o golem sofrer 50% dos seus PVs em dano por calor ou fogo (mágico ou não), ele se torna um golem de carvão incandescente, com as seguintes características:
      •  pontos de vida iguais a 5d10 + 10 (35 PV);
      •  anula-se o efeito de espinhos; 
      • criaturas próximas (3 metros) sofrem 1d4 por calor a cada turno.
  • Qualquer ataque com elemento Frio que cause dano no golem de carvão anula os efeitos do calor.
  • Qualquer ataque com elemento Fogo ou calor, funcionará como cura para o golem de fogo, podendo exceder a quantidade máxima de PV da criatura temporariamente (1 hora).
  •  Se o golem de carvão, com efeito do calor ativo, sofrer ataque por fogo que supere a quantidade de pontos de vida que possui, se transformará instantaneamente em um golem de fogo, implicando nas seguintes conseqüências: 
    • O golem estará em chamas, causando dano por calor de 2d4 a criaturas localizadas a até 6 metros de distância;
    •  O golem estará imune a fogo e calor;
    •  Dano por frio é dobrado;
    •  Se totalmente imerso em água, o golem será destruído; 
    • O calor intenso recupera os PVs do golem em 1d8 por turno;
    •  O golem começará a se consumir pelo fogo, e terá sua integridade comprometida permanentemente em 1d6 + 6 minutos.
  • Se este efeito for escolhido, a ND do golem sobe em 2.

CONSTRUTO n° 02 – Golem de Papel [atendendo a pedidos]

O golem de papel não necessariamente obedece ao formato humanóide e é o mais frágil de todos os tipos de golens. Este construto tem tamanho de um cubo de 4x4 centímetros [nem vou falar pra que ele serve, a surpresa vem depois].

Ingredientes:
1 folha de pergaminho fino (2 PP)
Boas graduações em Artesanato (Ofícios CD 15).
11º nível de conjurador arcano.
Talento Fabricar Construto.
1250 XP sobrando.
Magias: animar objetos, tarefa/missão, visão da verdade.

Modo de preparo:
Molde (Ofícios artesão) um origami [aqueles negócios de dobradura de papel] com metade de um pergaminho.
Com seus níveis de conjurador aplique as magias selecionadas como efeitos.
Utilize animar objetos como última magia e gaste os 650 XP.

Ficha técnica
Tipo: Construto (miúdo)
Dados de Vida: 1d1 + 1 (2 PV)
Iniciativa: +2
Deslocamento: 1,5 metros
Classe de Armadura: 12 (+4 tamanho, +2 Destreza, -4 natural)
Ataque: -6 (1) corte – 1d1
Qualidades especiais: Construto, vulnerabilidade a água, alterar formato, imunidade a magias, visão na penumbra, visão no escuro, mimetismo, aparência inofensiva, guardar segredo.
Resistências: Fort -; Refl +2; Vont +6
Habilidades: For 1, Des 14, Con -, Int -, Sab 11, Car 1
Tendência: neutro
ND: 1/20

Comentários: este golem foi criado para espionar e se esgueirar pelos locais mais improváveis, não oferecendo perigo nenhum em combate.

Construto: não sofrem efeitos mentais, sono ou fadiga, encantamentos ou blefes. São imunes a sucessos decisivos e ataques furtivos [versões 3.0 e 3.5; Pathfinder e 4ª edição permitem este tipo de manobra].

Imunidade a magias: todas, exceto magias que possuam em suas descrições efeitos diretos sobre o material do qual o golem é formado.

Vulnerabilidade a água: golens de papel perdem metade do deslocamento quando molhados e não podem realizar nenhuma tarefa enquanto neste estado.

Alterar formato: golens de papel podem se desdobrar e parecer um pergaminho cortado ao meio, ou assumir forma de outro tipo de dobradura. Esta habilidade pode ser usada uma vez ao dia e consome 1 minuto.

Visão na penumbra e visão no escuro: 18 metros.

Mimetismo: mesmo em movimento, o golem de papel passa desapercebido aos olhos de outras criaturas em ambientes que possuam muitos objetos ou papeis. Para perceber sua movimentação é necessário um teste de Percepção CD 18, e ainda assim, em ambientes arejados, o personagem que avistar a movimentação do golem deverá fazer um teste de Sentir Motivação contra CD 15 para concluir que a movimentação aconteceu de maneira não natural.

Aparência inofensiva: um golem de papel nunca será considerado uma ameaça até que seja descoberta sua motivação [espionagem].

Guardar segredo: um golem de papel guarda toda informação que ele vê ou ouve em forma de escrita em suas páginas. Sua capacidade de obtenção de informação consegue captar acontecimentos ocorridos em um prazo de 24 horas, ignorando qualquer outro evento posterior ao início da coleta de informações. Somente o criador do golem ou alguém designado por ele poderá ler o conteúdo da escrita, descarregando a magia e habilitando mais 24 horas de espionagem para o golem. Não é possível ler as informações à distância, então o golem deverá voltar ao criador ou ser levado [magicamente ou não] ao seu encontro.

[VIAGEM DE MESTRE] Viajando um pouco na maionese aqui, vou inventar uns absurdos aqui pra arrebentar de vez com o golem e fazer umas surpresas.
  • Se o conjurador tiver 15º nível e gastar mais 2.500 XP, adiciona-se os seguintes efeitos de progressão para este golem:
    • O golem de papel poderá ser embebido em veneno e transportar aplicar este veneno nos utensílios do adversário (papéis, grimórios, comida).
    • Ataques de concussão não causarão danos ao golem de papel.
    • Se o golem for descoberto, ou estiver em fuga, ele poderá transferir seu conteúdo de informações para uma folha de papel ou pergaminho como uma ação de rodada completa, antes de ser pego.
    • Se conjurado magia vôo durante a construção do golem, o construto poderá voar, com uma folha de papel sob efeito de vento forte por 10 minutos, com deslocamento máximo de 9 metros, mesmo em locais sem ventilação ou com vento contrário ao sentido do deslocamento.

CONSTRUTO n° 03 – Golem de Pano [espantalho]

O golem de pano é idêntico a um espantalho, formado de roupas de pano em formato humanóide, cobrindo palha ou algodão, da forma de um corpo, como um boneco em tamanho real.

Ingredientes:
Roupas quaisquer (a partir de 1PO).
Boas graduações em Costura (Ofícios CD 15).
Óleos, graxas, agulhas e linhas especiais (100 PO)
11º nível de conjurador arcano.
Talento Fabricar Construto.
1.250 XP sobrando.
Magias: animar objetos, tarefa/missão, comunhão, ressurreição.

Modo de preparo:
Molde (Ofícios costureiro ou alfaiate) as roupas vestindo sacos de algodão ou palha, formando um boneco humanóide. Faça a cabeça do boneco em pano e encha do mesmo material. Use tábuas curtas de madeiras para enrijecer o boneco e coloque quatro sacos de pedras como mãos e pés do golem.
Com seus níveis de conjurador aplique as magias selecionadas como efeitos.
Utilize ressurreição como última magia e gaste os 1.250 XP.

Ficha técnica
Tipo: Construto (médio)
Dados de Vida: 7d6 + 10 (42 PV)
Iniciativa: +3
Deslocamento: 6 metros
Classe de Armadura: 15 (+3 Destreza, +2 natural)
Ataque: +5 (2) pancada(s) – 1d3+5; +5 (2) foice pequena – 1d6 + 5
Qualidades especiais: Construto, vulnerabilidade a fogo, imunidade a concussão, redução de dano 10/cortes, visão na penumbra, aparência inofensiva.
Resistências: Fort +3; Refl +3; Vont +3
Habilidades: For 20, Des 16, Con -, Int -, Sab 11, Car 1
Tendência: neutro
ND: 6

Comentários: este golem foi criado para proteger e resguardar ambientes, passando por um simples boneco de brinquedo.

Construto: não sofrem efeitos mentais, sono ou fadiga, encantamentos ou blefes. São imunes a sucessos decisivos e ataques furtivos [versões 3.0 e 3.5; Pathfinder e 4ª edição permitem este tipo de manobra].

Imunidade a magias: todas, exceto magias que possuam em suas descrições efeitos diretos sobre o material do qual o golem é formado.

Vulnerabilidade a fogo: golens de pano são afetados por fogo de maneira irreparável, recebendo dano triplicado por fogo.

Visão na penumbra: 18 metros.

Imunidade a concussão: golens de pano não sofrem dano por ataques não letais ou de concussão, exceto para monges que desejem usar golpes desarmados como dano letal.

Aparência inofensiva: um golem de pano nunca será considerado uma ameaça até que ataque.

[VIAGEM DE MESTRE] Viajando um pouco na maionese aqui, vou inventar uns absurdos aqui pra arrebentar de vez com o golem e fazer umas surpresas.

  • Se o conjurador tiver 15º nível e gastar mais 500 XP, adiciona-se os seguintes efeitos de progressão para este golem:
    • Caso o golem não seja destruído, ele conseguirá realizar reparos usando panos, retalhos, palha, algodão ou material semelhante, recuperando 1d10 pontos de vida a cada minuto de trabalho.

CONSTRUTO n° 04 – Golem de Metal, Mecânico (sem Magia)

Este golem é o primeiro mecanismo robótico, movido a pólvora e muito, muito [muito, muito, muito, muito mesmo] perigoso. Seu tamanho mínimo é Gigante, pois além de mecanismos, alavancas e correntes, é necessário uma caldeira de queima de pólvora, que provoca explosões internas violentas.

Ingredientes:
3.000 quilos de ferro fundido (2.500 PO)
Boas graduações em Forjaria e Alquimia (ambos Ofícios CD 30).
Óleos, graxas, pinos, soldas, carvão e pólvora (50.000 PO)
2.500 XP sobrando [Isso, mesmo sem magia]
Três anos de preparação.

Modo de preparo:
Passe os três anos montando as três toneladas de metal temperado e construindo as articulações e fornalha (testes de ofícios). Falhas nos testes consomem 10% de material e dinheiro, aumentando em 6 meses a fabricação. Gaste o XP e programe o bichão [programar o golem??? Claro, para ele obedecer ao criador].

Ficha técnica
Tipo: Construto (Gigante)
Dados de Vida: 15d12 + 80 (170 PV)
Iniciativa: -2
Deslocamento: 9 metros
Classe de Armadura: 30 (-2 Tamanho, -2 Destreza, +24 natural)
Ataque: +14 (2) pancada(s) – 2d10 + 10
Ataques especiais: atropelar – 2d6 dano PV e 1d4 dano Constituição; lingüeta de fogo – 3d8 (fogo); esmagar – 1d2 CON; arremessar – 2d6.
Qualidades especiais: Imprevisibilidade da pólvora, Construto, Dirigível, autonomia relativa, invulnerabilidade a fogo, imunidade a concussão, redução de dano 10/adamantium, visão na penumbra, visão no escuro, investida feroz, auto ajuste.
Resistências: Fort +8; Refl +1; Vont +8
Habilidades: For 30, Des 6, Con -, Int -, Sab 10, Car 1
Tendência: neutro
ND: 16

Comentários: este golem é um mecanismo autônomo de destruição, podendo ser dirigível ou não. Suas capacidades são muitas e seu poderio é incomparável ao de outros golens.

Imprevisibilidade da pólvora: descritas em Combate, no fim do texto*.

Construto: não sofrem efeitos mentais, sono ou fadiga, encantamentos ou blefes. São imunes a sucessos decisivos e ataques furtivos [versões 3.0 e 3.5; Pathfinder e 4ª edição permitem este tipo de manobra]. Essas características se aplicam ao “piloto” do golem.

Dirigível: o golem tem autonomia como qualquer outro, mas possibilita ao seu criador, ou a outro designado por ele, a entrar em um casulo, interno, que possibilita comandar a criatura. O “piloto” do golem não sofrerá nenhum efeito de magias, ou danos, enquanto o golem estiver funcional. Por estar sendo controlado, o golem adquire habilidades iguais aos da criatura que o pilota, com penalidade de 2 pontos em cada uma.

Autonomia relativa: o golem mecânico é movido à pólvora (equivalente a 50 PO por dia) como combustível, por 24 horas. Quando a pólvora estiver acabando (em um prazo de uma hora para o fim), o golem saíra de qualquer disputa ou função para conseguir mais combustível, a não ser que esteja sendo guiado por um “piloto”. Se o combustível acabar o golem ficará inativo.

Invulnerabilidade ao fogo: nenhum ataque de fogo faz efeito contra este construto.

Imunidade a concussão: nenhum golpe de concussão realizado com armas menores que Gigantes causarão dano ao golem. Caso a arma seja Gigante ou maior, ou o dano sofrido seja massivo, o golem terá RD 15.

Redução de Dano: 10/adamantium; o golem ignora os 10 primeiros pontos de dano de qualquer tipo de ataque, a menos que a arma utilizada seja de adamantium.

Visão na penumbra e visão no escuro: 18 metros.

Imunidade a concussão: golens de pano não sofrem dano por ataques não letais ou de concussão, exceto para monges que desejem usar golpes desarmados como dano letal.

Investida feroz: o golem ocupa uma área de 6 metros quadrados [a geometria de D&D é diferente da que você estudou na escola, 6m2 são 6x6 metros] e, realizando uma ação de ataque total, com deslocamento mínimo de 12 metros, corre em linha reta, atropelando todos no caminho a até uma distância de 24 metros, causando 2d6 de dano nos PVs e mais 1d4 de dano temporário na Constituição (CD 8 + dano do atropelamento, para anular o dano na Constituição).

Auto-ajuste: golens podem se auto consertar, como uma ação de rodada completa, o golem pode acoplar um membro perdido ou recuperar 2d10 pontos de vida, desde que esteja parado, não ataque e não sofra danos (manobra Defesa Total).

Ataque Lingueta de fogo [sem trema, VIVA a reforma ortográfica]: é um ataque de fogo em forma de cone (1,5 metro de face) e 6 metros de alcance, com dano de 3d8 em todas as criaturas atingidas (Reflexos CD 15 reduz à metade). Usar esta habilidade reduz a autonomia do construto em meia hora.

Ataque esmagar: quando realizar manobra agarrar contra qualquer criatura de tamanho Grande ou menor, o golem realiza um ataque simultâneo, esmagando a criatura agarrada, causando dano de 1d2 temporário na Constituição (CD 18 Fortitude para anular o efeito).

Ataque arremessar: depois que o golem agarra e esmaga o adversário, ele o arremessa contra o inimigo mais próximo, como uma ação padrão, causando 2d6 de dano na criatura arremessada e, caso acerte outro inimigo, 2d6 de dano no novo alvo. O alvo do arremesso poderá realizar um de Acrobacias, que se sucedido (CD 18) evita a colisão. Mas a criatura arremessada sofrerá o dano do arremesso se bater em superfície rígida.

*Comportamento:

A queima da pólvora é algo realmente perigoso, sendo evitada por muitos alquimistas e mestres de armas. As explosões deste pó podem ocasionar em situações imprevisíveis que podem possibilitar os seguintes efeitos:

  • Ações aleatórias (1d6), que ocorrem somente após receber dano: 

  1. realizar um ataque extra de pancada, com penalidade de 2 pontos na rolagem de ataque.
  2. abrir a guarda e possibilitar ataques de oportunidade.
  3. realizar um ataque giratório contra todos objetos, criaturas e obstáculos a até 3 metros de distância.
  4. receber 3 pontos de dano por uma explosão de pólvora interna.
  5. recuperar 3 pontos de vida por auto-ajuste. Sem necessidade de Defesa Total.
  6. provocar uma explosão externa de pólvora, provocando 1d6 de dano por fogo em uma área de raio igual a 9 metros (o golem sofre os efeitos deste ataque, pois a explosão se origina de um vazamento em sua carcaça).

Considerações finais:


Se considerarmos que os golens são criaturas mágicas, como itens que tem magias peramanentes e não descarregáveis, poderíamos ainda pensar em mais um efeito para a criação destes construtos destruidores: A AQUISIÇÃO DE INTELIGÊNCIA.

Isso mesmo, o Livro do Mestre diz que 1% dos itens mágicos tem inteligência, ou seja, existe 1% de chance de itens que recebem magia em sua composição básica conseguirem ter inteligência. Se isso acontecer com golens, você poderá estar construindo um construto inteligente.

Vamos seguir as tabelas de criação de itens mágicos inteligentes do Livro do Mestre na página 266, no Capítulo 7.

Golem de Pano (Espantalho)
Inteligência: 10 / 0
Sabedoria: 12 / 1
Carisma: 12 / 1
Tendência (aleatória): Neutro e Bom
Poder menor (aleatório): Diplomacia 10 + 1 (mod CAR)
Propósito maior (aleatório): Defender os interesses de uma divindade
Poder dedicado (aleatório): Inflingir ferimentos leves em massa.





Postagens relacionadas:


---






Comentários

  1. Bom post! Sem duvida muito interessante, pretendo usar o golem de madeira e talvez o de pano, mas esse em situações mais cômicas talvez :D

    Pretende continuar com os artigos? Conforme os materiais vão se tornando cada vez mais bizarros, mais divertido é lê-los ~~

    ResponderExcluir
  2. não sei se sai mais algo de golens, mas com certeza eu vou arrumar a formatação desta postagem, deu um pau feio e não pude arrumar completamente... mas dou um jeito agora.

    também é bom receber umas sugestões para postagem hehee assim a gama de situações aumentam.

    obrigado pela audiência.

    ResponderExcluir
  3. eu gostei mais do Golem de Origami...

    @hunter. vc gostou do de madeira na descrição comum ou vai usar akela loucura de carvão e fogo>

    ResponderExcluir
  4. Tenho uma dúvida, os testes aleatórios do golem de metal, sem magia, são feitos por turno ou uma vez por combate?

    Outra coisa, a explosão 6, afeta o golem também? Como?

    É possível reabastecer o golem com ele funcionando?

    Parabéns pelo texto, seu blog é muito legal.

    ResponderExcluir
  5. @Lucas, respondendo suas perguntas:

    1 - ótima questão essa sobre os testes, realize a jogada aleatória toda vez que o dano recebido pelo Golem for igual ou superior ao dado de vida (12 pontos), lembrando que o golem possui várias características de RD e imunidades.

    2 - A explosão acontece pelo aumento da pressão da fornalha do Golem, provocando vazamentos internos que resultam em uma "explosão" provocadas pelo escape do fogo e ar quente da fornalha. Por iniciar internamente, o Golem também sofre com seus efeitos.

    3 - Sim, é possível reabastecer o Golem sem que seja preciso desativá-lo [afinal, isso é RPG e não um projeto científico rs].

    Obrigado pelo elogio e pela visita. Espero ter tirado todas as suas dúvidas.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas