PRD - Pathfinder - Usando Perícias - Tradução




Uso de Perícias
Perícias são as competências mais fundamentais de um personagem. O aumento de nível concede novas habilidades e melhorias nas perícias já escolhidas.

Aquisição de novas perícias.
Cada evolução de nível garante ao personagem um ganho de competências que dependem da classe escolhida e do modificador de Inteligência. Investir em uma classificação representa desenvolver um treinamento na perícia escolhida. Você não poderá, jamais, possuir mais graduações em uma perícia que seu valor de Dados de vida. Além disso, cada classe possui um conjunto de perícias favorecidas. É mais fácil para o personagem comprar graduações nas perícias de classe, que representarão os treinamentos profissionais desenvolvidos pela prática conseguida na atuação. O jogador recebe bônus de +3 em todas as habilidades de classe graduadas. Se você tiver um personagem multiclasse com mais de uma perícia coincidindo, o bônus não se acumula.

Testes de Perícia.
Quando seu personagem usa uma perícia, ele não tem sucesso garantido. Ele deverá realizar um teste toda vez que realizar uma ação relacionada à perícia da lista.

Cada ponto de graduação concede um bônus de +1 no teste da perícia. Quando você realiza um teste, rola o d20 e soma os valores da perícia (com o modificador da habilidade, graduação e demais bônus). Se a perícia do teste for da classe de personagem (e você tenha pago graduações nela), você ganha um bônus de +3 no teste. Se você não é treinado na perícia (e se a perícia pode ser usada sem treinamento), você ainda pode tentar o teste, mas somando somente o bônus (ou penalidade) fornecido pelo modificador de habilidade associado à perícia. Perícias podem ser influenciadas por outros fatores, como raças, equipamentos, efeitos mágicos, itens, e assim por diante (Ver: Skill Check Bonuses para os bônus de habilidade).

Escolhendo 10 ou 20.
Um teste de perícia representa a tentativa de se conseguir alcançar um objetivo. Geralmente existe alguma pressão na execução deste teste, pelo tempo ou uma distração. Às vezes, porém, o personagem pode usar a perícia em condições favoráveis, aumentando sua chance de sucesso.


Escolher 10: quando seu personagem não está em perigo imediato ou não existe distração, ele poderá escolher 10. Ao invés de rolar um d20, para o teste, calcula-se o resultado como se o dado fosse rodado e o resultado obtido fosse 10. Na maioria das vezes, 10 é um resultado bem sucedido. Distrações e ameaças tornam impossível para um personagem a escolha de valor 10. Na maioria das vezes, escolher 10 é uma medida de segurança, evitando uma falha em um teste que tem grande chance de êxito. Escolher 10 é extremamente útil em situações que testes com resultados elevados não fariam diferença na ação.

Escolher 20: quando o personagem tem tempo de sobra, sem ameaças ou distrações e não existe nenhum tipo de penalidade (nem prejuízo caso haja falha), pode-se escolher 20. Em outras palavras, um teste que se escolhe 20, considera-se que o jogador tenha rolado o dado e obtido um sucesso de valor 20, somando-se os valores da perícia. Escolher 20 significa que o personagem está tentando realizar uma ação perfeitamente, o que consome 20 vezes mais tempo de execução do que uma ação comum. Escolher 20 implica que o personagem irá falhar várias vezes até conseguir o sucesso. Não pode se escolher 20 para tarefas que implicam em penalidades e efeitos negativos caso se falhe nelas. Escolher 20 é comum para testes de desativas dispositivos, abrir fechaduras, arte da fuga e percepção.

Não se pode escolher 10 ou 20 para testes de concentração nem para testes de nível de conjurador.

Auxiliar outro.
Você pode auxiliar alguém a alcançar um sucesso em um teste de perícia, fazendo um “teste cooperativo”. Se você obtiver 10 ou mais em um teste, o personagem que recebe sua ajuda recebe um bônus de +2 em seu teste (você não pode escolher 10 para auxiliar outro). Em muitos csos, a ajuda não trará benefícios, ou apenas um número determinado de pessoas poderão ajudar por vez.

Em casos que o desafio restringe quem poderá realizar as ações, como abrir um cadeado, não se pode ajudar o personagem, concedendo bônus a ele, sendo esta uma ação individual. O Mestre poderá impor restrições adicionais quanto ao auxílio em testes, dependendo do caso.
.
Esta é uma tradução dos textos do Pathfinder Roleplaying Game Reference Document, garantido pela licença aberta do Sistema Pathfinder Roleplaying Game. Os textos podem ter sido modificados para garantir melhor entendimento de seu conteúdo.
.

.

Comentários

  1. tem um link com as descrições das pericias e listas de pericias unificadas????

    PAZ

    ass: Igor Bode

    ResponderExcluir
  2. desculpa a demora em responder... estou muito atrasado na tradução do pathfinder... mudei de emprego e estou com duas consultorias, a coisa está corrida, mas você pode encontrar em inglês através do site da paizo, na seção pathfinder.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas