Poucas mulheres no RPG... por quê?

Bem, vamos lá começar logo o que eu tenho pra dizer a vocês.

Estava eu em um dia desses no MSN, sem fazer nada, quando me aparece meu caro amigo Mr. Red perguntando se eu não gostaria de escrever algo aqui para o Guardião. Eu claramente aceitei, não sou do tipo de pessoa que foge de uma proposta assim. E então ele sugeriu um tema deveras interessante: “Porque existem poucas mulheres no mundo Rpgístico?”

Desde então estou pensando sobre o assunto. Na verdade irei confessar que foi uma pergunta intrigante que vem me tirando o sono desde então (pura mentira isso, apesar de estar com uma baita crise de insônia, não é por esse motivo. hehe).

Mas essa é uma pergunta que faço a todos que aqui visitam. Por que raios existem poucas mulheres, digo isso em comparação ao número de homens no mundo Rpgístico?


Inúmeras teorias surgem a minha mente, mas também consultei algumas outras pessoas que deram suas opiniões sobre, logo abaixo vou citar algumas:

1- O RPG é complicado demais para a mente feminina.
OBS: Isso foi dito por uma mulher.

2- As mulheres não se interessam por esses joguinhos bobos e infantis.
OBS: Isso também foi dito por uma mulher.

3- As mulheres só querem saber de fofocas, salão de beleza e compras no shopping.
OBS: Acreditem isso também foi dito por uma mulher.

4- Mulheres não se interessam por jogos de aventuras, mistérios e porrada.
OBS: Também foi dito por uma mulher.

5- Devido a uma sociedade patriarcal e paternalista, o RPG assim como outros jogos em primeira instância foram criados para o mundo masculino. Eis o fator cultural que está arraigado na sociedade. Querendo ou não poucas mulheres no mundo do RPG são discriminadas pelas outras mulheres e pelo restante dos homens que não fazem parte do meio.
OBS: Essa teoria é minha.

Parando um pouco de citar, vamos pensar aqui comigo.

De uma forma simplória vamos definir o que é RPG. Nada mais é do que a interpretação de personagens dentro de um cenário, seguindo um roteiro com o suporte de regras. Então partindo dessa definição podemos dizer que o RPG já existia na antiguidade com o Teatro Grego. Onde somente os homens podiam participar. Novamente venho defender que o número de mulheres no mundo Rpgístico e nada mais do que culpa da cultura.


Não pensem caros leitores que esse texto está sendo escrito por algum homem. Muito pelo contrário... Eu sou uma mulher que se encontra no mundo RPGístico desde 1998.


Analisando um pouco a minha postura e criação venho dizer que mesmo a cultura sendo uma grande influenciadora na formação de personalidade de um indivíduo, nessa parte ela não me privou.


Fazendo uma análise, as mulheres culturalmente são criadas para serem donas de casa e mães de família. Uma parte disso também se dá ao fato das mulheres amadurecerem mais rápido que os homens. Eis a questão, amadurecer não quer dizer que precisemos “matar” a imaginação.

Ter imaginação e criatividade não quer dizer que sejamos menos mulheres, menos maduras.


Muitas mulheres optam por essa “morte” para poderem seguir suas vidas.


Eu como mulher, com meus objetivos e metas, não deixei em momento algum minha imaginação e criatividade morrerem. Creio que um ser humano necessite dessas duas características para poderem viver com mais leveza nesse mundo tão pesado. Criado por nós mesmos.


Com o RPG podemos ser o que quisermos, sem medo, sem amarras, mas ainda sim seguindo regras. Pois as regras infelizmente se fazem necessárias.


Então deixo um convite aqui para todas as mulheres que por medo ou por algum outro motivo se afastaram de sua imaginação.


Deixem fluir. Isso não a fará menos mulher.

Finalizando a parte feminista do assunto (hehe) e colocando de uma forma mais geral, muitos amigos fazem questão de trazer amigas, irmãs, primas, namoradas, esposas, para o meio do RPG. Isso é fantástico, pois existe uma melhor interação entre todos. Imaginem aqui comigo se só existissem jogadores homens em uma aventura???? Tá, tudo bem que a aventura se desenvolveria tranquilamente, mas é sempre bom ter uma companhia feminina não acham? A aventura fica mais divertida. E como eu disse anteriormente, não existem limites no RPG, o único limite é a imaginação. E convenhamos, a imaginação humana é infinita.


O RPG é um divertimento para todos, sem distinção de sexo, opção sexual, credo, raça, política e idade.

Todos nós já “brincamos” de RPG uma vez na vida... Quem nunca brincou de policial e bandido? Quem nunca inventou histórias com os bonecos e bonecas? Quem nunca brincou de casinha, de médico, e de tantas coisas que necessitam da imaginação?


Atire a primeira pedra quem nunca o fez.

Mas quando crescemos deixamos essa nossa parte criança trancafiada a sete chaves bem no fundo de um baú no fundo de nossa mente. E fazemos de tudo para não escarpar.

É por isso que a grande maioria dos adultos é frustrada e infeliz. (hehe, não que o RPG solucionará os problemas de alguém, mas eu garanto que o RPG tornará a pessoa mais leve e mais apta a resolvê-los).

Mas não quero entrar no papel que o RPG desenvolve na parte psicológica.

Quero apenas deixar aqui um relato para quem quiser ler é claro.

Viva ao RPG, o grande unificador.

Comentários

  1. Ilário seus possíveis motivos.

    Varias foram as tentativas, mas a objeção que o sexo feminino cria quanto ao RPG é algo que assim como a própria mulher não devemos nos precipitar tanto em entender.

    Mulheres são assim, apaixonantes até em seus próprios paradigmas.

    "e Viva ao RPG, o grande unificador"

    obs: Apareceu um tal "vermei" lá, e eu gostaria também de retribuir a visita! Abraço

    ResponderExcluir
  2. Pessoalmente acho que é bem mais simples que isso.
    Mulheres em geral não se interessam por jogos meramente de raciocínio.
    Tenho poucas amigas que jogam qualquer tipo de jogo que envolva raciocínio, lógico ou imaginação pura.Seja Xadrez, RPG, WAR, Mahjong e etc.

    Tais jogos são área basicamente masculinas e para serem menos atraentes ainda, para mulheres em geral, são domínio basicamente NERD.
    Jogadores de RPG não precisam ser malhados, nem populares ou bonitos.

    Tanto que todos os grupos que possuem um ou mais garotos com esses atributos raros, tem sim a presença de mulheres.

    Outro problema é o excesso de testosterona, eu já consegui mestrar uma mesa de Vampiro ID, com 6 mulheres, algo difícil de reunir.Porém foquei a história em terror psicológico, drama e etc. Nada de pilhar matar e destruir.

    Sem falar que muitos jogadores tratam as personagens femininas ou como putas ou como cristal e isso realmente irrita uns 95% das garotas que pensam em jogar, concluindo:

    A culpa é dos jogadores de RPG que não são interessantes o bastante para que as garotas desejem gastar 5h de seu fim de semana jogando dados e se divertindo de uma forma saudável, interessante e estimulando( descrição que uma amiga fez do jogo).
    Não que todos os homens que jogam rpg sejam jackass, mas bem, homens são homens...

    Disso surgem lendas sobre grupos de jogadores de RPG que não aceitam homens em suas mesas e claro, de homens que espantam a doce companhia feminina surgem traumas e possíveis lésbica-hetero( aquela menina que jura ser lésbica mas na verdade ela apenas está de saco cheio do monte de babacas que ela encontra pelo caminho)

    Portanto caros amigos, temos que dar o exemplo e tratar as garotas bem pra quem sabe aumentar o número de mulheres em nossas legiões.

    FOR THE HORDE!!!!

    ResponderExcluir
  3. Excelente! A materia disse tudo por si só. è um fato dificil com o qual temos que concordar, porem não há necessidade de ficarmos de braços cruzados enquanto as coisas acontecem... Basta um pouco de conversa, informação e iniciativa para estruturar alguma mudança. Eu ja trabalho narrando para garotas ha algum tempo, e tem sido um trabalho divertido!

    ResponderExcluir
  4. Eu costumava ter mulheres [Eeeeeeebaaaaaa!] na minha mesa de jogo, mas ultimamente não... é bem difícil encontrar mulheres pra iniciar em mesas, inda mais com as recentes exigências da mesa e a falta de compatibilidade de horários com as jogadoras habituais.

    Concordo com muitos argumentos e achei bem interessante os comentários de Starbust.

    ResponderExcluir
  5. Que maravilha.... To gostando de ver os comentários. O artigo tá aberto a discussão gente. To gostando de ver... Sou uma autora feliz agora com os comentários. Hehe =D

    ResponderExcluir
  6. Bacana o artigo.
    Concordo com a maioria dos argumentos mas acho que isso aconteça por haver uma discriminação. Sim discriminação. São poucas as mulheres que sentam em uma mesa e se sentem a vontade com um bando de marmanjo ao redor. Fora que se a garota faz um jogada que algum deles não concorda, sempre tem o comentário "tinha que ser mulher". Pelo menos isso aconteceu comigo todas as vezes que sentei em uma mesa. Dai a perder a vontade foi rapidinho.
    RPG é fantástico, pena que o mundo fechado de alguns jogadores tornem isso cansativo, chato e machista. Enfim... é isso.

    ResponderExcluir
  7. Eu já vi comentários assim nas mesas, como esse de "tinha que ser mulher", mas muito ameno e ninguém estava implicando, era tipo uma brincadeira de jogo. Já mestrei em um grupo que eram duas mulheres e quatro homens e tudo correu super bem. Outra vez, fiz uma campanha relâmpago em 12 horas de narrativa consecutiva. 7 homens e 1 mulher na mesa, mas correu tudo muito bem... não estou negando a discriminação, mas não sei se ela seria um motivo tão forte pra isso, pelo menos nunca presenciei algo assim, marcante.

    ResponderExcluir
  8. Na minha opinião as causas são: teoria 4 e 5.
    Como profissional de saude penso um pouco voltado a area biologica com retoques de national geographic (rs).

    Teoria 4 porque está ligado a parte hormonal e biologica da mulher. Nao se interessam em jogos, pq jogos implicam em ganhar/vencer algo, e mulheres normalmente nao se interessam em ficar disputando algo somente pelo prazer de ganhar (afinal, no futebol nig consegue explicar pq nos homens ficamos correndo atraz de uma bola por 90 min). O prazer pela disputa, nao importa em que sentido seja, sempre foi instintivo masculino. A competição é algo voltado totalmente a testosterona e ao sistema limbico cerebral (mais ativo no homem). Principalmente se ele vencer no final, no caso do rpg onde nao existem vencedores pode se traduzir o "vencer" em derrotar os obstaculos que aparecem o tempo todo no jogo.

    Sinceramente falando, um jogo sem pancadaria nao e popular e tambem e monotono. Ate mesmo os antigos storytellers que sempre "OBRIGAM" as cronicas serem voltadas ao drama, SEMPRE tem a parte de combate na mesma (e sempre é a mais legal e emocionante), e praticamente TODOS os livros de rpg destinam capitulos inteiros para o combate e suas regras dando stats a npcs. Resumindo a grosso modo: "rpg sem pancadaria nao é rpg". Mesmo que isso demore dias para acontecer, o conflito irá que aparecer (e eu nem comecei a citar os rpgs de games onde milhoes de pessoas pagam para se degladiarem entre si).

    Teoria5: Sim, foram criados para homens e é o publico que gosta de gastar dinheiro com isso. Infelizmente há sim a discriminação em cima de mulheres que jogam (já chega a discriminação com o rpgista em geral), mas com a mulher, penso que essa discriminação é mais controlada. Como qualquer hobby ou esporte em que o publico é masculino, sempre vai haver esse problema,

    Acho que tem de haver mais mulheres SIM no rpg, onde a mulherada poe a mao normalmente tudo fica tudo mais divertido, interessante, cheiroso e bonito. Nem preciso numerar aqui as vantagens q esse jogo traz para o jogador na vida social, mental e academica (todos ja sabem), e as mulheres tem mais do que o direito de se divrtirem com algo tao legal como o rpg. Nem por isso deixam de ser femininas, pelo contrario, a menina esperta tem o seu PROPRIO estilo de jogar, nao jogam COMO os homens mas jogam com sua individualidade feminina.
    "Tinha que ser mulher mesmo", tinha mesmo, e viva essa diferença que nos interessa tanto. Apesar da minha esposa (na epoca namorada), ter jogado pouco e ser um pouco medrosa quando se tratava de npcs que ela nao conhecia os "poderes" quando interagiam com ela, ainda acho que ela daria uma otima jogadora.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  9. Sei que eu não entro muito nessa questão da diferença entre homens e mulheres nem no jogo nem em outras coisas da vida. Principalmente porque no final sempre sobra aquele argumento "mas no final quem segura um bebê no colo 9 meses é a mulher" ... rs... antes que digam algo, tô só brincando.

    Acho que é questão de criação mesmo, porque muitos homens também não gostam de RPG, então é mais questão de costumes, criação do que sexo.

    ResponderExcluir
  10. Sou RPGista desde 98 também, mas há anos não jogo RPG com a frequência que jogava, pois mudei de cidade e não estabeleci outro grupo. Até porque outros interesses surgiram, o que sempre é saudável... não que o RPG seja ruim, pelo contrário, foi muito bom para minha socialização na época; me refiro mais à estagnação, ao pensar que "não se pode trair o RPG" e abandoná-lo ás traças e tal...

    Enfim, o que quero dizer, como mulher que sou e como RPGista que fui/sou, é que a discriminação existe, sim, e ela só não é marcante para quem a faz porque quem a recebe sempre sofre com ela.

    Não é porque uma discriminação é culturalmente aceita que sofrerão menos os seres humanos cujos corpos e mentes sejam seus alvos.

    Mulheres, homossexuais, negros, idosos... todos, entre outros, apontados como menos capazes, tripudiados e humilhados pelas "brincadeiras" dos homens heterossexuais brancos e jovens... Isso pode parecer dramático, mas não é. Seria cômico se não fosse trágico.

    Dizer que mulher não gosta de jogo de raciocínio é só mais um modo de dizer que as mulheres são incapazes. Só para finalizar com uma informação aos desavisados: nós não somos.

    ResponderExcluir
  11. Soh pra constar, na ultima sessao uma mulher estava presente e disse que sempre quis saber sobre o jogo porque escutava sempre falar, quem joga adora e tudo mais, qdo foi ouvindo e conhecendo o jogo acabou soltado a seguinte frase:

    "Ah, nao, eh muito complicado.." hehehe, soh pra ilustrar.

    RPG eh discriminado, e muito, mas nao sei se esse seria o motivo nao.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas