Manobras com armas e novos usos - lâminas medias



Lâminas médias são armas comuns e geralmente de fácil acesso aos jogadores. O dano causado por elas é satisfatório e a maioria das armas para criaturas médias se encaixa nesta classificação.

Mas antes, a legendinha para consulta:

vel - Velocidade
peq - Tamanho pequeno
med - Tamanho médio
gra - Tamanho grande
1m. - Tipo uma mão
2m. - Tipo duas mãos
has - Tipo haste
imed- Uso imediato
mir - Uso com mira
car - Uso de carga
sm. - Manobra necessária
dm. - Manobra desnecessária

Adotamos como lâminas médias as armas que possuem tamanho de lâminas  superiores a 50 centímetros, peso elevado e dano entre a 1d6 e 1d10 (ou somatórias equivalentes).

Cimitarra (vel. 3 - med / 1m / imed / dm)


Esta arma possui uma curvatura de lâmina que favorece o aumento de seu dano, por isso, a margem de decisivo é ampliada [18-20 x2]. Seu dano é de 1d6 e talentos como Acuidade com Arma e Sucesso Decisivo Aprimorado podem fazer um belo estrago contra oponentes. Além disso, é uma arma que pode ser facilmente ocultada, ou ornada [que a faz parecer mais um item de decoração do que um equipamento bélico].

Espada Bastarda (vel. 3 - med / 1m / imed / dm)

Algo que poucos, pelo menos nas minhas mesas, fazem é observar as características das armas antes de escolhê-las. Uma boa leitura pode ajudar muito no desempenho de campanha. A espada bastarda é considerada uma arma exótica pelo seu formato e manejo. É uma arma média com lâmina grossa e empunhadura desajeitada, mas, pode ser usada como arma comum se o personagem lutar utilizando as duas mãos em sua empunhadura. Ela é considerada exótica se o personagem a usar em manobras somente com uma das mãos, e mesmo assim podendo usar 1,5 do modificador de força para o dano.

Espada de Duas Lâminas (vel. 1 - med / 2m / imed / sm)

Seu formato é de duas espadas longas unidas pelo cabo. Esta arma é considerada uma arma dupla, funcionando de acordo com as regras de luta para duas armas, com suas vantagens e penalidades previstas. Quando utilizadas com uma das mãos, perde-se o segundo ataque, com a segunda lâmina.

Modificações para o uso da espada de duas lâminas

Particularmente eu não vejo muita vantagem nesta arma a não ser o visual que ela tem, mas algumas modificações poderão ser feitas. Uma delas é quanto ao seu uso como arma dupla. Uma vez que a espada de duas lâminas obedece às mesmas regras de lutar com das armas, o talento Bloqueio Ambidestro poderá adicionar à CA um bônus de +1 pelo uso desta arma, utilizando as lâminas ou o cabo no bloqueio de golpes.

Outra mudança pode ser feita no cabo da espada, forçando-o a se soltar em determinadas condições, transformando a arma em duas espadas longas. Essa mudança poderá alterar significativamente a estratégia de combate. Vou enumeras as possibilidades:

1- Caso seu mestre não permita o uso do talento Bloqueio Ambidestro para esta arma, separar as espadas pode garantir seu bônus de CA.

2- Os cabos, depois que separados, podem continuar presos um ao outro através de uma corrente fina (30 centímetros) que permitirá manobras de Agarrar, Separar, Desarmar e Imobilizar oponentes.

3- A separação das armas ocorre na lâmina e empunhadura, ignorando uma das lâminas e aumentando o cabo da segunda, tornando a espada de duas lâminas em uma espada longa de cabo alongado que permite aumento do bônus de força no dano, em 1,5 do modificador.

Florete [arma nova] – exótica (vel. 3 - med / 1m / imed / dm)

Custo: 800 P.O.
Dano: 1d6
Decisivo: x4
Peso: 1,5kg
Tipo de dano: perfurante.

O florete é uma arma elegante, bonita e muito cara. Dificilmente é encontrada à venda em mercados para armas e todo florete é uma obra prima. Seu formato se assemelha a um sabre, mas sua empunhadura é mais resistente e oferece proteção extra à mão de seu usuário. Sua lâmina impossibilita o corte, mesmo que sejam consideradas regras de danos secundários, pois seu formato é de uma agulha comprida e semi-flexível.

Não é possível empunhar um florete com duas mãos, mas mesmo assim, o dano do florete permite que o dano seja provocado com 1,5 do modificador de força. É permitido a aquisição de talento Acuidade com Arma para o uso do florete.

Como esta é uma arma especial, algumas considerações deverão ser destacadas:

1- Por ter uma lâmina muito fina, um ataque feito contra esta arma poderá quebrá-la facilmente (dureza 3, 2 PV). O mestre poderá adotar que um erro crítico também pode causar a quebra da lâmina. 

2- Se o florete for usado como arma secundária, seu decisivo passará a valer x2 e, caso o personagem possua o talento Bloqueio Ambidestro, o bônus de defesa passa de +1 para +2, e a lâmina não correrá o risco de ser quebrada.

3- Se o personagem utilizar o florete com arma primária e uma arma de tamanho menor,  lutando com duas armas, o decisivo do florete se mantém.

4- Floretes são extremamente eficazes contra adversários que utilizem cota de malha ou estejam sem armadura, ampliando a margem de crítico em dois pontos (18-20 x4). A cota de malha é formada por anéis de metal que fornecem uma proteção maleável para o personagem. O florete, por ser uma lâmina muito fina e semi-flexível, consegue passar pelos elos ignorando a armadura, desconsiderando seu bônus de armadura na CA.

5- Esta arma é completamente ineficaz contra escudos, armaduras inteiriças e armaduras naturais.

[Sugestão] Considere que as classes: Aristocrata e Bardo permitem o uso dessa arma como característica de classe. De acordo com o background do personagem, julgue se o uso dessa arma será permitido.

Sabre (vel. 3 - med / 1m / imed / dm)

O sabre é uma arma leve e rápida, muito utilizada por personagem que abusam da agilidade nas campanhas. Ela permite o uso do talento Acuidade com Arma em suas manobras e tem uma característica que poucos se lembram de adicionar em suas fichas. O sabre permite utilizar 1,5 do bônus de força no dano mesmo se empunhado com uma única mão. Suas características são muito semelhantes às da cimitarra, tanto no dano quanto em seu decisivo.

Modificações para o uso do sabre

Muitos já viram filmes de pirata ou de espadachins em que o sabre é usado com maestria e agilidade, muitas vezes desarmando os oponentes com movimentos circulares cinematográficos. Bom, isso é RPG, e se o cinema pode, nós também podemos, sendo assim, o sabre pode ser usado em manobras de desarme com maior facilidade em comparação a outras armas comuns. Seu uso favorece a manobra de desarme em +2 no teste resistido, mas, como qualquer manobra de desarme, existe a chance do personagem também ser desarmado caso falhe.

Outra mudança que pode ser feita no uso do sabre é adicionar um incremento de distância de 3 metros, possibilitando seu arremesso, causando dano de perfuração.

_____________________________________________________


Comentários

Postagens mais visitadas