A maioria dos RPGistas é a favor da classificação dos livros de RPG como impróprios para menores de 18 anos.





Bom, pelo menos na pesquisa do Blog Guardião foi assim, eu dei uma incrementada no título pra criar um suspense, sabe como é, sensacionalismo vende jornal. Mas por aqui a questão foi votada da seguinte maneira:

- 46% dos votantes são a favor da classificação das publicações como impróprias para menores de 18 anos;

- 39% dos votantes são contra; e

- 15% dos votantes são indiferentes à questão.

Ainda não conheço bem o perfil dos leitores do meu blog, primeiro porque ele tem pouco tempo de vida, segundo porque o pessoal não anda colocando muitos comentários nas postagens. Acredito que a maioria seja de jogadores com mais de 5 anos de jogo e que tenham a noção de quanto o jogo pode ser benéfico ou prejudicial para uma pessoa de acordo com a situação que ela se encontra.

Eu, por exemplo, tenho regras muito claras quanto a isso. Dentre minhas várias exigências de mesa, a idade é uma das mais relevantes: não permito jogadores com menos de 18 anos em meus grupos, por inúmeros motivos. Alguns deles são:

1- não sou mãe de ninguém;
2- não sou pai de ninguém;
3- não vou me responsabilizar por filho de ninguém;
4- não quero ser responsável caso um jovem vicie em um jogo (RPG de mesa, de PC, ou de qualquer coisa);
5- não quero me responsabilizar pelo horário de ninguém;
6- não sei o impacto de RPG na cabeça de pessoas que “teoricamente” ainda estão moldando algumas características de sua personalidade e de seu caráter.
Bom, na verdade, em minha mesa tem um rapaz de 16 anos... e eu tenho um motivo bem forte para permitir sua presença na mesa. O pai dele é um dos jogadores e o acompanha na aventura, não como tutor, mas como membro do grupo de jogadores, com personagem atuante e tudo mais.

No mais, agradeço pela participação de todos nessa Enquete e não vai demorar para surgir outra no Blog. Acompanhem e participem.

Obrigado.

Mr Red.

Comentários

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Concordo com você Red na questão de limitar a presença de pessoas com menos de 18 anos. Porém isso é muito relativo. Pois existe uma variação enorme entre esses fatos. Conheço pessoas que com mais de 18 tem menos cabeça do que pessoas com menos. Então acho que vale a questão bom senso nessas ocasiões. E de fato existem alguns gêneros dentro do RPG que devem ter a classificação para menores. Bem.. No mais é isso.

    ResponderExcluir
  3. eu entendo, o que eu faco eh nao arriscar [perdoem-me leitores que por ventura nao chegaram aos 18], porque o "menor de idade" precisa de um responsavel constantemente... comecei a jogar bem novo tambem, e achava ridiculo esse tipo de indicacao...

    ResponderExcluir
  4. Eu acho injusto porque faço aniversário daqui a oito meses e completo 18, qual a diferença que esses meses vão fazer?

    ResponderExcluir
  5. Acho q tudo depende muito da cabeça da pessoa é do sistema de jogo...Vampiro va la ser proibido para menores de 18 (eu comecei a jogar com 14 esse sistema), mas ded? um jogo d fantasia medieval? em que pese a existencia d aventuras com temas pesados mesmo neste tipo d sistema, naum chega a ser pior do que os filmes vinculados na televisão em horario nobre por ex...

    ResponderExcluir
  6. ja vi mestres romanceando vampiro e outros pegando pesado no D&D... um bom mestre pode fazer o que quiser com a historia, mesmo as tematicas as vezes pegando pesado para um lado ou para outro... concordo que as vezes uma sessao de rpg deve ser mais inocente que um capitulo da novela das 8 hehehehe

    ResponderExcluir
  7. sinceramente acho isso ridículo. 18 anos é uma categoria civil e não psicológica. Qualquer um com bom senso saberá que um mestre não é reponsável por seu jogador se ele não for realmente uma CRIANÇA. Quanto a crimes "relacionados" a RPG e coisas do gênero, não vai fazer diferença a idade dos jogadores pros ignorantes condenarem o jogo.
    Desde quando alguém muda sua cabeça ao completar a maioridade. Tem muita gente de 15 anos com mais integridade, moralidade etc. do que muito marmanjo por aí... esse tipo de opinião que acha que se deve restringir acesso a filmes, livros, jogos etc. pela faixa etária só abre espaço para a censura que cresce a cada dia... logo logo vamos ter que apresentar RG pra comprar livros?

    ResponderExcluir
  8. vale lembrar que nao estamos falando de sensura, hora nenhuma, eh indicacao, nao proibicao... quando se coloca essa classificacao eh para que a pessoa que compra o livro fique atenta que o produto podera apresentar um conteudo diferenciado... como eu disse, comecei a jogar com menos de 18, e minha preocupacao eh ter na minha mesa uma pessoa que ainda nao responde legalmente pelos seus atos... se eh que me entende =)

    ResponderExcluir
  9. Saudações Guardião!

    Outrora fiz a mesma questão em meu blog, e o resultado foi bem diferente:
    http://cavaleirosdasnoitesinsones.blogspot.com/2009/07/censura-18-anos-resultado-da-enquete.html

    Concordo com você que ninguém é responsável por ninguém, mas privar de jovens de conhecer jogos "até então simples" como os vários básicos que encontramos por aí (não queria comentar o 3d&t, mas tá aí) aí é demais. Cabe os pais colocarem regras e saberem o que o filho anda aprontando, e uma censura prévia sem o conhecimento é mais ignorante do que o preconceito em si.

    Muito bom seu blog, está já no meu blogroll.
    Sucesso!

    ResponderExcluir
  10. Sim, Vermei, é claro que se trata de indicação e não censura. Mas no cinema também deveria ser só uma indicação quando dizem q eu não podia assistir ao filme resident evil pq tinha menos de dezesseis anos, mas fui proibido de entrar na sala. na prática o que acontece, no cinema ao menos, é a censura, e não podemos deixar que ela acometa também a televisão, a literatura, etc.

    ResponderExcluir
  11. @Fernando Fenrir. obrigado pelo elogio, fico satisfeito que o esforco esta valendo a pena.

    Sobre a censura eu nao concordo muito com censura de opiniao e coisas do genero, mas algumas censuras quanto a idade eu sou a favor sim... tem que separar, por exemplo, coisas de adulto de coisas para criancas... concordo que um sujeito de 16 ja eh um marmanjo, mas esbarramos em uma coisa chamada Lei, e ela nao considera que alguem com 16 eh responsavel por seu atos (legalmente falando), salvo alguns casos. Tambem nao digo que jovens nao possam conhecer o jogo, pelo contrario, acho que o RPG deve ser disseminado e usado como lazer e estudo (sim, eh possivel que o RPG seja aplicados para fins didaticos). Mas na minha mesa eu evito pelos motivos que eu descrevi na postagem.

    ResponderExcluir
  12. Concordo com o vermei. Se alguma merda acontecer antes, durante ou depois do jogo todo mundo sempre se pergunta 2 coisas: O QUE ele estava fazendo, e estava fazendo isso COM QUEM ?

    E sim, o rpg molda caracteristicas intelectuais de pessoas. As vezes mais pelo grupo (os amigos) do que pelo jogo.

    Também concordo (e connheço muitos) que sao menores de 18 e tem mais cabeça que mané de 20. Mas lei é lei. Por via de regra, o menor de idade nao se responsabiliza por nenhuma cagada que ele fizer.

    Tb já vi jogos de DeD serem muito mais "cabeludos" deixando muito storyteller no chinelo. Depende do mestre.

    Resumo: se tiver menor de idade na sua mesa e o kra fizer merda (nem que seja ficar urrando na rua ou em casa imitando seu personagem ou atirar uma pedra numa vitrini), o minimo que vc vai conseguir é um pai ou mae olhando torto pra vc e pra sua mesa. Sem falar em "pipinos" piores...

    ResponderExcluir
  13. Olha concordo plenamente, mas como você havia citado em um outro tópico, (D&D para iniciantes) será que não é meio discriminativo excluir jovens abaixo dos 18 anos que queiram jogar ?
    eu tenho 20 anos e jogo a mais ou menos a uns 4 anos..
    Ou seja começei a jogar na faixa do 15 a 16..
    Compreendo a necessidade dos cuidados com os menores , entretanto também é uma oportunidade unica para que novas cabeças se abram para um mundo de novas idéias..
    E queria mencionar que seus topicos , e ideias aqui expostos são uma grande motivação para novos mestres como eu .

    ResponderExcluir
  14. Nunca fui contra RPG para menores, acho inclusive que deveria ser uma pratica explorada, mas de maneira responsavel [eu nao coloco aquela mensagem no fim do blog 'RPG e diversao, jogue com responsabilidade' a toa]. RPG educacionais e para fins de lazer sao muito bacanas, mas nao posso ficar ignorando o fato de que, como qualquer outra coisa, exageros podem ser prejudiciais, ainda mais para pessoas que estao em fase de formacao de carater.

    Outra coisa, os pais devem estar cientes, concordar e participar, deixar de lado um pouco a ignorancia e tentar conhecer as coisas que seus filhos gostam, pq tem muito jogo de RPG online que os filhos jogam e para eles isso e desconhecido. Ate citei que em uma de minhas mesas pai e filho jogam juntos, e eh bastante legal.

    @Draco, valeu o elogio, eu acho q direciono [sem querer querendo] o blog para mestres, mas minha motivacao mesmo, pelo menos acho que eh a motivacao real, eh fazer um blog para que jogadores entendam como a cabeca do mestre funciona, como ele assimila todas as circunstancias do mundo que ele usa, mais as regras, acoes, reacoes, eventos, jogadores, personagens, resultados, eventos aleatorios, aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaahhhhh hehehe

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas