It's Alive!!! ... ou Como fazer seu golem.


Nunca fui muito fã de golens, usava às vezes como uma estatua animada [ihúuuuuuuuuu!!!] ou uma armadura que ataca os jogadores em alguma catacumba. Os construtos tem algumas características muito legais, mas não são monstros que possam ser usados de maneira indiscriminada.

O que me chamou atenção para esse assunto essa noite foi uma pergunta que um jogador novato que eu conheço fez: “Como se faz um golem?”, e sabe de uma coisa!? Eu fiquei em dúvida e fui pesquisar. Por isso resolvi fazer esse post, primeiro vou dar uma geral nos golens, depois vou ensinar a você, jogador conjurador que quer ser fodástico, a fazer seu próprio golem.

A origem dos Golens.

Eu procurei, procurei, procurei e procurei e achei pouca coisa, mas essa pouca coisa mencionava que os golens são seres míticos, construídos de matéria inanimada e que recebem vida através de algum “mestre” que dá vida à criatura. De acordo com a Wikipedia, o golem é um símbolo ligado à sabedoria e santidade. Outra versão que eu pesquisei, diz que os golens são produtos da cabala, animados [ihúuuuuuuuuuuuu!] através de selos místicos com dizeres mágicos, enfim, o caso mais divulgado [pelo que eu consegui achar na minha pesquisa mequetrefe] foi o do rabino Judah Loew, em praga:

“A origem da história remonta ao século XVII.
Segundo perdidas fórmulas da cabala, um rabino construiu um homem artificial – chamado Golem – para que este tangesse os sinos da sinagoga e fizesse os trabalhos pesados.
Não era, todavia, um homem como os outros e mal o animava uma vida apagada e vegetativa.
Esta durava até a noite e devia seu poder ao influxo de uma inscrição mágica que colocavam atrás de seus dentes e que atraía as livres forças siderais do universo.
Uma tarde, antes da oração da noite, o rabino esqueceu de retirar o selo da boca do Golem e este caiu em frenesi, correu pelas ruelas escuras e destroçou aqueles que se puseram em sua frente.
O rabino por fim o deteve e quebrou o selo que o animava.
A criatura caiu sem vida.
Só restou a raquítica figura de barro que ainda hoje está à mostra na sinagoga de Praga.”

Elezar de Worms conservou a fórmula necessária para construir um Golem.
Os pormenores do empreendimento abrangem 23 colunas in-fólio e exigem o conhecimento dos “alfabetos das 221 portas” que devem ser repetidos sobre cada órgão do Golem.
Sobre a testa será tatuada a palavra Emet, que significa verdade.
Para destruir a criatura, apagar-se-á a letra inicial, porque assim resulta a palavra met, que quer dizer morto.”  Sobre sites


Tipos de Golens.

O D&D 3ª edição e o 3.5 e 4ª edição trazem diferentes tipos de golem que podem ser usados nas campanhas, suas características e níveis de desafio dependem do material que é utilizado em sua fabricação. Os mais comuns são: o de Barro, o de Ferro, o de Carne e o de Pedra, mas virtualmente, qualquer tipo de material pode ser usado para fabricar esses construtos “durões” [sacou a piadinha? Durões... hein, hein!?], madeira, papel, isopor, plástico, massa de modelar...
 
Mesmo tendo diferentes características construtivas, obedecem a alguns preceitos em comum. O livro do jogador de D&D 3ª edição explica que eles são criaturas implacáveis durante o combate e muito fortes e não realizam nenhuma ação que não tenha sido ordenada por seu criador, que sempre deve estar próximo a ele para que realizar os comandos (20 metros). Alguns comandos simples podem ser dados para que ele obedeça sem a presença de seu “pai”, como ordem para esperar, atacar intrusos ou obedecer outra pessoa.

Para construir um bicho desses é necessário um monte de coisas, caras e mais caras ainda, que vou explicar depois.

Segue a ficha de cada tipo dos golens básicos
Barro [BA]
Ferro [FE]
Carne [CA]
Pedra [PE]

Tipo: Construto (Grande)

Dados de vida:
BA – 11d10+30 (90PV)
CA – 9d10+30 (79PV)
FE – 18d10+30 (129PV)
PE – 14d10+30 (107PV)

Iniciativa:
BA | CA | FE | PE – -1

Deslocamento:
BA | FE | PE – 6m
CA – 9m

Classe de Armadura:
BA – 22 (-1 tamanho, -1 Des, +14 natural)
CA – 18 (-1 tamanho, -1 Des, +10 natural)
FE – 30 (-1 tamanho, -1 Des, +22 natural)
PE – 26 (-1 tamanho, -1 Des, +18 natural)

Ataque:
BA – +14 (2) pancada(s) (2d10+7 e maldição)
CA – +10 (2) pancada(s) (2d8+5)
FE – +22 (2) pancada(s) (2d10+11)
PE – +18 (2) pancada(s) (2d10+9)

Ataques especiais:
BA – Fúria e maldição
CA – Fúria
FE – Sopro
PE – Lentidão

Qualidades especiais:
BA - Construto, redução de dano 10/adamante e contusão, visão no escuro, velocidade, imunidade à magia [a 4ª edição não considera essa], visão na penumbra

CA - Construto, redução de dano 5/adamante, visão no escuro, velocidade, imunidade à magia [a 4ª edição não considera essa], visão na penumbra

FE - Construto, redução de dano 15/adamante, visão no escuro, velocidade, imunidade à magia [a 4ª edição não considera essa], visão na penumbra

PE - Construto, redução de dano 10/adamante, visão no escuro, velocidade, imunidade à magia [a 4ª edição não considera essa], visão na penumbra

Resistências:
BA | CA – Fort +3; Refl +2; Vont +3
FE – Fort 6; Refl 5; Vont 6
PE – Fort 4; Refl 3; Vont 4

Habilidades:
BA – For 25, Des 9, Con -, Int -, Sab 11, Car 1
CA – For 21, Des 9, Con -, Int -, Sab 11, Car 1
FE – For 33, Des 9, Con -, Int -, Sab 11, Car 1
PE – For 29, Des 9, Con -, Int -, Sab 11, Car 1

Nível de desafio:
BA – ND 10 | CA – ND 7 | FE – ND 13 | PE – ND 11

Tendência:
BA | CA | FE | PE – Neutro

Com certeza os golens são difíceis de derrubar com elevados pontos de vida, resistências consideráveis, danos devastadores e habilidades especiais interessantíssimas, além disso, sua origem [lembra? Que eles são criaturas construídas por magos, feiticeiros ou algum doido por aí!?] pode proporcionar ganchos fabulosos em histórias. Aquela estátua na entrada daquele templo sombrio pode ser um defensor feito em pedra, ou bronze. Um necromante pode ter criado alguns golens de carne... e por ai vai.

Mas ainda falta falar nas habilidades especiais dos golens, então segue a lista:

Construto: um ser construto não sofre com efeitos mentais, não é afetado por sono, fadiga, encantamentos, blefes, sucessos decisivos, ataques furtivos [versões 3.0 e 3.5; Pathfinder e 4ª edição permitem esse tipo de manobra].

Imunidade a magias: todas, exceto quando a descrição do efeito mágico indica o contrário ou seu efeito atue sobre o material do qual é feito o golem.

Fúria: a cada turno de combate, o golem ganha 1% de chance de entrar em fúria, atacando incessantemente a criatura mais próxima ou o objeto próximo que seja menor que ele [caso não tenha nenhuma criatura viva].

Maldição: o ataque do golem é algo tão terrível que testes de Cura [perícia] não podem estancar sangramentos ou recuperar fraturas, somente curas mágicas, lançadas após teste de Conjurador (CD 26), surtirão efeito.

Velocidade: os golens de barro podem conjurar a magia velocidade sobre si mesmos uma vez ao dia.

Sopro: gás venenoso que ocupa um cubo de 3m de arestas e dura 1 rodada completa, dissipando-se naturalmente depois de 1d4+1 rodadas, causando inicialmente dano de 1d4 temporário na Constituição e dano secundário de 3d4 pontos na Constituição  (Fortitude anula CD 19).

Lentidão: os golens de pedra podem conjurar a magia lentidão sobre seus oponentes uma vez a cada duas rodadas.

Agora o que interessa...




COMO FABRICAR UM GOLEM.

Depende do material... o de barro é sujo, o de pedra é pesado e o de carne é muito sinistro, então vou colocar a receitinha de como fazer um golem de ferro.

Ingredientes:
2500 quilos de ferro puro e componentes para magias (70000 PO)
Tintas e misturas (8000 PO)
Carvão e metais secundários [para liga] (2000 PO)
Boas graduações em Ofícios (forjeiro ou armadureiro)
16º nível de conjurador
5600 pontos de XP sobrando
Talento Fabricar Construto
Magias: névoa mortal, tarefa/missão, desejo restrito, e metamorfosear objeto [para os encaixes].

Modo de preparo:
Derreta as 2,5 toneladas de ferro em uma forja resistente, adicione o carvão e os metais secundários para formar a liga corretamente [justifique isso com perícias Alquimia, ou com o Ofício armadureiro, forjeito]. Molde as partes e encaixe os membros e tórax do golem.

Faça os ajustes físicos necessários.

Pegue seus níveis de conjurador e aplique sobre a escultura as magias selecionadas como efeito: névoa mortal e tarefa/missão. Use a magia metamorfosear objeto para fazer as últimas correções e encaixes.

Com o desejo restrito, deseje que a criatura se torne um golem.

Gaste os 5600 XP e pronto! Agora é só aproveitar.

__
Postagens relacionadas:


Abocanhador Matraqueante: meu monstro preferido... no D&D

_____________________________________________________

Comentários

  1. Seria interessante um tópico sobre os diferentes tipos de golens e suas peculiaridades, como golens de teia de aranha, origami, etc.. Mas a matéria ta interessante sim

    ResponderExcluir
  2. o livro dos monstros trazem informacoes sobre esses quatro "modelos" basicos, mas eh totalemente possivel criar outros, vou ver se eu faco alguns aqui de outros materiais, tipo de madeira ou outros componentes, talvez um misto e coloco aki no blogs, talvez um de origami ou teia rs

    ResponderExcluir
  3. Imagine um conjurador tendo seu próprio golem pra falar "pega"!
    é uma destruição só..
    Mas também a uma criatura chamada guardião protetor é uma boa para conjuradores que querem um ser dedicado e fiel a seus ideais..

    ResponderExcluir
  4. Eu nao gosto muito de golens mas acho o guardiao protetor muito maneiro, acho que pela descricao que tem ou pelo motivo de sua criacao... se pensarmos bem eh tudo a mesma coisa, mas eh meio inconsciente essa preferencia.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas