PRD - Pathfinder - Classes - Ladino - Tradução



 Ladino.

A vida é uma aventura sem fim para quem vive na linha do juízo. Sempre um passo a frente do perigo, os ladinos abusam de sua sorte, habilidade e astúcia para colocar o destino a seu favor. Nunca sabem o que esperar e estão sempre preparados para tudo, tornando-se mestres em uma grande variedade de perícias, operando mecanismos complicados, realizando acrobacias incríveis, ocultando-se nas sombras, ou atuando em diversas profissões e ofícios. Ladrões e jogadores, malandros e diplomatas, bandidos ou mercenários, exploradores e investigadores sagazes são algumas das faces adotadas pelos ladinos que dependem de suas perícias, talentos e sorte. Embora muitos ladinos prefiram as cidades e a civilização, podem abraçar a vida de aventuras, viajando muito, conhecendo pessoas e lugares exóticos, enfrentando perigos fantásticos em busca de riquezas incontáveis. No final, os ladinos são aqueles que moldam seus próprios destinos e vivem a vida pelas próprias leis.

Desempenho: ladinos se destacam pela furtividade que possuem e o aprendizado de perícias, e evitam muito ser a linha de frente em qualquer embate. Suas habilidades variadas lhes permitem uma versatilidade incrível, com grande variação de conhecimentos. A maioria, entretanto, se especializam em superar obstáculos, abrindo portas, desarmando armadilhas e enganando os adversários.

Tendência: qualquer.

Dado de vida: d8.

Perícias de Classe: são perícias do ladino: Acrobacia (Des); Avaliação (Int); Blefar (Car); Escalar (For); Ofícios (Int); Diplomacia (Car); Operar mecanismos (Des); Disfarce (Car); Arte da fuga (Des); Intimidar (Car); Conhecimento (ruinas, local) (Int); Linguas (Int); Percepção (Sab); Atuação (Car); Profissão (Sab); Sentir motivação (Sab); Prestidigitação (Des); Furtividade (Des); Natação (For); e Usar instrumento mágico (Car).

Pontos de perícia por nível: 8 + modificador de Inteligência.



Características de Classe
São características da classe ladino:

Armas e Armaduras: ladinos são treinados em todas as armas simples, besta pequena, SAP, arco curto e espada curta. Podem usar armaduras leves, mas não escudos.

- Ataque furtivo (Sneak Attack): um ladino quando ataca um oponente indefeso, ou distraído, pode infringir dano extra, atingindo um ponto vital do inimigo. O ataque furtivo garante dano extra em qualquer adversário atingido que teve bônus de Destreza na CA negado, ou quando o ladino flanqueou o adversário. O dano extra é de 1d6 no 1º nível e 1d6 adicional para cada dois níveis adicionais de ladino a partir do 1º. O dano do ataque furtivo não é multiplicado em um acerto crítico. E um ataque furtivo só pode ser feito contra adversários a até 9 metros. Um ladino que usar armas de contusão poderá executar um ataque furtivo com dano não letal. Ele não pode usar uma arma que causa dano letal para um furtivo não letal, nem mesmo com a penalidade usual de -4 no teste. O ladino deverá ser capaz de ver o alvo nitidamente, escolher o ponto fraco e realizar o ataque. Não se pode aplicar ataque furtivo em criaturas ocultas ou encobertas.

- Encontrar armadilhas (Trapfinding): um ladino adiciona ½ de seu nível na perícia Percepção para localizar armadilhas e Desarmar armadilhas (no mínimo 1). O ladino pode usar essas perícias para lidar com armadilhas mágicas também.

- Evasão (Evasion): a partir do 2º nível, um ladino pode evitar até ataques mágicos e incomuns com grande agilidade. Um sucesso no teste de resistência Reflexos reduz o dano recebido a 0. Evasão não pode ser utilizada caso o ladino esteja com armadura pesada ou média e um personagem indefeso não poderá se utilizar dos benefícios da evasão.

- Talentos do Ladino: com a experiência que adquire, o ladino ganha uma série de talentos especiais que o ajudam a confundir seus adversários. A partir do 2º nível, ele ganha os talentos do ladino, recebendo um no 2º nível e outro para cada 2 níveis a partir do 2º. Um ladino pode selecionar apenas um talento por vez. Talentos marcados com um asterisco (*) podem ser somados aos efeitos do ataque furtivo, sendo escolhido antes do ataque ser realizado.

Ataque de sangramento* (Bleeding attack): um ladino pode causar o efeito de sangramento nos adversários atingidos por ele em um ataque furtivo. Este ataque faz com que o dano seja aumentado em 1 ponto para cada dado de ataque furtivo (por exemplo: o ataque furtivo do ladino garante 4d6 de dano, então, o ataque de sangramento é igual a 4 pontos de dano extra). Criaturas “sangrando” recebem dano adicional igual ao dano do ataque de sangramento a cada rodada, podendo ser interrompido por teste de perícia Cura CD 15 ou qualquer magia de cura aplicada. O dano sangramento não se acumula com outro dano de sangramento e sua aplicação ignora completamente qualquer redução de dano possuída pela criatura.

Lutar sujo (Combat trick): um ladino que seleciona esta habilidade recebe os efeitos do talento homônimo (ver Talentos).

Furtividade veloz (Fast stealth): permite ao ladino se mover com deslocamento normal mesmo usando a perícia furtividade.

Agilidade do Ladino (Finesse rogue): o ladino recebe Acuidade com Arma como talento bônus ao escolher esta habilidade.

Ultrapassar obstáculos (Ledge walker): permite que o ladino se mova por superfícies estreitas e irregulares usando a perícia Acrobacia sem penalidades. Além disso, não sofre ataques de oportunidade nem é surpreendido quando se move com Acrobacia em superfícies estreitas.

Magia maior (Major Magic): um ladino com esse talento pode lançar magias de nível 1 do feiticeiro (Lista de magias para feiticeiro) duas vezes ao dia como habilidade similar a magia. O nível de conjurador é igual ao nível de ladino do personagem e a CD para testes de resistência é 11 + modificador de Inteligência do ladino. É obrigatório possuir no mínimo valor de habilidade Inteligência igual a 11 para selecionar este talento. É necessário possuir Magia menor para se escolher este talento.

Magia menor (Menor Magic): um ladino com esse talento pode lançar magias de nível 0 do feiticeiro (Lista de magias para feiticeiro) três vezes ao dia como habilidade similar a magia. O nível de conjurador é igual ao nível de ladino do personagem e a CD para testes de resistência é 10 + modificador de Inteligência do ladino. É obrigatório possuir no mínimo valor de habilidade Inteligência igual a 10 para selecionar este talento.

Desarmar rapidamente (Quick disable): o ladino desarma armadilhas com a metade do tempo normalmente gasto para esta ação (no mínimo 1 rodada).

Resiliência (Resilience): uma vez ao dia, o ladino ganha uma quantidade de pontos de vida temporários igual ao seu nível de classe. Ativando esta habilidade como uma ação livre, só pode ser usada quando os pontos de vida caem para valores negativos, impedindo a morte. Estes pontos temporários duram 1 minuto. Se depois do minuto, o ladino ainda estiver com pontos negativos, ele cairá inconsciente e estará morrendo.

Rastejar (Rogue crawl): se rastejando, o ladino pode se mover com a metade de seu deslocamento, permitindo ataques de oportunidade normalmente. Sem o talento, o deslocamento de um personagem rastejando é de 1,5 metro.

Lentidão* (Slow reactions): adversários atingidos pelo furtivo do ladino não podem realizar ataques de oportunidade por 1 rodada.

Levantar (Stand up): um ladino pode se levantar do chão como uma ação livre. Esta ação ainda provoca ataques de oportunidade caso se levante na área de ameaça de um inimigo.

Ataque surpresa (Surprise attack): durante uma rodada, todos os adversários são considerados surpreendidos pelo ladino, mesmo se todos já tiverem agido.

Procurar armadilhas (Trap spotter): um ladino com esse talento, ao passar por uma armadilha a menos de 3 metros recebe a chance de realizar um teste de perícia Percepção automaticamente para encontrar a armadilha. O teste é feito em segredo pelo Mestre.

Treinamento em Arma (Weapon trainning): o ladino seleciona Foco em Arma como talento bônus.

- Pressentir armadilhas (Trap sense): no 3º nível, o ladino ganha sentidos intuitivos sobre os perigos das armadilhas, garantindo bônus de +1 em Reflexos para fugir de efeitos das armadilhas e +1 de bônus de esquiva na CA contra ataques feitos pelas armadilhas. Os bônus sobem para +2 no 6º nível, +3 no 9º, +4 no 12º, +5 no 15º e +6 no 18º nível. Os bônus se acumulam com os valores de Reflexos e CA das classes do personagem.

- Esquiva sobrenatural (Uncanny dodge): a partir do 4º nível, o ladino reage ao perigo antes que os sentidos normais de outros personagens percebam a ameaça. Ele não será apanhado desprevenido, mesmo se o adversário for invisível, mas ainda perde os bônus de Destreza se estiver imobilizado ou for enganado pela manobra Blefar durante uma batalha (ver combate). Se o ladino receber este talento de outra classe diferente, ela se transforma automaticamente em Esquiva sobrenatural aprimorada (ver abaixo).

- Esquiva sobrenatural Aprimorada (Improved uncanny dodge): um ladino de 8º nível ou superior não pode ser flanqueado. Esta defesa nega a outro ladino a habilidade de realizar um ataque furtivo contra o personagem que possui este talento, a menos que o atacante seja no mínimo quatro níveis superiores ao alvo. Se um personagem já possui esquiva de outra classe, os níveis desta serão base para se calcular o nível mínimo para se conseguir desferir um ataque furtivo.

- Talentos avançados (Advenced talents): no nível 10, e a cada dois posteriores, um ladino poderá escolher um talento avançado no lugar dos Talentos do Ladino.

Incapacitar* (Crippling strike): o ataque furtivo atinge o alvo com tamanha precisão que o alvo ficará enfraquecido. O adversário atingido recebe 2 pontos de dano na força.

Rolamento (Defensive roll): o ladino pode pular e rolar para evitar um golpe potencialmente letal e amenizar os danos. Uma vez ao dia, quando o ataque recebido reduzir seus pontos de vida a 0 ou menos, no combate (a partir de uma arma ou golpe não mágico e sem habilidades especiais), o ladino pode rolar após o impacto. Para isto, o ladino faz um teste de Reflexos CD 10 + dano recebido. Se obtiver êxito, leva somente metade do dano do golpe e se falhar recebe o dano total. O ladino deve estar ciente do ataque e capaz de reagir a ele, a fim de executar o rolamento. Se seu bônus de Destreza for negado, a habilidade não poderá ser utilizada. Normalmente não são permitidas rolagens de Reflexos para redução de danos pela metade e a evasão do ladino não pode substituir o Rolamento.

Dissipar* (Dispelling atack): adversários atingidos pelo ataque furtivo do ladino, são afetados por esta habilidade que funciona como dissipar magias, visando anular efeitos mágicos de nível baixo ativos no alvo. O nível de conjurador considerado é igual ao nível do ladino. É necessário possuir Magia Maior para utilizar esta habilidade.

Evasão aprimorada (Improvited uncanny dodge): como evasão, mas o ladino não recebe dano se bem sucedido no teste de Reflexos contra ataques de área ou mágicos, levando somente metade do dano em caso de falha no teste. Ladinos indefesos não ganham os benefícios desta habilidade.

Oportunismo (Opportunist): uma vez por rodada, o ladino pode fazer um ataque de oportunidade contra um oponente que acaba de ser atingido por ataque corpo a corpo por outro atacante. O ataque conta como um ataque de oportunidade na rodada. Mesmo se o ladino possuir o talento Reflexos de Combate não poderá usar a habilidade mais de uma vez.

Mestre das perícias (Skill mastery): o ladino se torna tão confiante de suas habilidades que não sofre penalidades circunstanciais devido a condições adversas e tempo. Ele deve selecionar um número de perícias igual a 3 + modificador de Inteligência para aplicar esta habilidade. Fazer um teste das perícias selecionadas permite escolher 10 mesmo para situações de tensão, distração ou outro que impeça sua concentração. Esta habilidade pode ser escolhida mais de uma vez.

Mente escorregadia (Slippery mind): é a habilidade de se desviar de efeitos mágicos e controles mentais. Se um ladino com esta habilidade é afetado por um encantamento ou efeito mágico, devido a falha em testes de resistência, ele poderá realizar outro teste 1 rodada depois, com a mesma CD. Ele recebe apenas uma chance extra para escapar dos efeitos mágicos em seu teste de resistência.

- Talento: um ladino pode ganhar qualquer talento da lista de Talentos de ladino.

- Ataque mestre (Mater strike): no 20º nível, o ladino se torna incrivelmente mortal com seus ataques furtivos. Cada vez que realiza um ataque furtivo, ele poderá escolher um de três efeitos: o alvo pode desmaiar por 1d4 rodadas, paralisado por 2d6 rodadas ou morto. Independente do efeito, o alvo realiza um teste de resistência Fortitude CD 10 + ½ do nível do ladino + modificador de Inteligência do ladino. Se a criatura alvo tiver sucesso no teste, se torna imune a outro efeito dessa habilidade por 24 horas. Criaturas imunes aos ataques furtivos também não podem ser afetadas pelo Ataque mestre.

.
.
Esta é uma tradução dos textos do Pathfinder Roleplaying Game Reference Document, garantido pela licença aberta do
Sistema Pathfinder Roleplaying Game. Os textos podem ter sido modificados para garantir melhor entendimento de seu conteúdo.
.
.

Comentários

  1. em que livro eu posso achar o talento incapacitar* (Crippling strike)?

    ResponderExcluir
  2. Caro Anônimo: o talento incapacitar faz parte da descrição do Ladino de Pathfinder, é uma espécie de talento exclusivo da classe, assim como nas versões 3.0 e 3.5, os ladinos possuem algumas habilidades e treinamentos especiais. O talento Incapacitar (Crippling strike) foi traduzido do Pathfinder Roleplaying Game Reference Document http://paizo.com/pathfinderRPG/prd/classes/rogue.html#rogue e se encontra também no Livro Pathfinder Roleplaying Game Core Rulebook (OGL)que você encontra à venda (em inglês) no site da Paizo por US$49,99 (capa dura) ou US$9,99 em pdf. Espero ter ajudado.

    Abraço, em breve o Guardião estará com novo blog. Conto com sua participação.

    ResponderExcluir
  3. Para ajudar a busca: http://paizo.com/pathfinderRPG

    é a página onde o livro está à venda.

    ResponderExcluir
  4. opa , gostei disso ai , eu jogo como ladino no D&D 3.5 e quero uns talentos que almente o meu poder de ataque , que me recomendaria ?

    ResponderExcluir
  5. Bom, depende do que seu ladino precisa, ou de como você quer que seu ladino atue... alguns suplementos, como a Quintessência do Ladino trazem alguns Talentos novos para a classe, além de novos usos para perícias, novas classes de prestígio e conceitos mais aplicáveis para o personagem. Quanto a talentos, existem muitos, geralmente baseados no ataque furtivo e na capacidade de utilizar venenos. Olhe alguns talentos para guerreiro, eles geralmente aumentam a capacidade de ataque e dano... cuidado com o Pathfinder, os personagens estão mais fortes que as edições de D&D e isso pode desequilibrar a campanha.

    Minha dica: converse com o mestre, defina a "cara" do seu ladino e use suplementos, mas lembre-se: o ladino é mestre em perícias, então, use e abuse disso, leia as descrições e surpreenda o grupo. Existem algumas manobras de combate no Quintessência do Guerreiro que serão bem úteis.

    ResponderExcluir
  6. Um ladino da minha mesa costumava fazer esse combinho: foco em arma (arco longo composto), especialização em arma (arco longo composto), talentos pra arco, sucesso decisivo aprimorado, ataque mirado aprimorado.

    Sugestão bacana: Aleijar (Livro Completo do Guerreiro)
    Pré-requisitos: BBA 4+, Ataque Furtivo
    Benefícios: atingindo um oponente com furtivo, pode-se descartar +2d6 de dano para reduzir o deslocamento do oponente pela metade. a penalidade termina quando o oponente receber assistência CURA CD 15, ou 24 horas depois.
    Especial: Criaturas imune a furtivos não são afetadas e criaturas quadrupedes precisam ser atingidas duas vezes.

    Esse talento é bacana pra deixar o inimigo mais fragilizado quando enfrentar o grupo.

    Procure saber sobre ataques mirados.

    Espero ter ajudado

    ResponderExcluir
  7. cara vc sabe onde tem esse livro pra donwload , tenho varios aki mais esse nao , se precisar , beleza

    ResponderExcluir
  8. Ola. andei visitando alguns sites e muitos nao consegirao me ajudar , gostaria de fazer um download da ficha de personagem Samurai , da edição da revista dragao brasil nº102 , alguem poderia me disponibilizar essa ficha ?
    desde ja agradeço
    Leonardo Felipe

    ResponderExcluir
  9. Anônimo... não sei se é o mesmo ou se são vários anônimos, rs, sobre a Dragão Brasil não sei onde conseguir download, mas você pode pedir a revista através de reembolso no site da Dragão Brasil, ou neste endereço http://www.dragaobrasil.com.br/fixas/r1.htm

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas