O Monge elegante ... ou Quem é o Monge?


Confesso que minha classe de D&D preferida é o Monge, e também devo confessar que esta é uma das classes injustiçadas do sistema. Em comparativo, o monge só se destaca no início das aventuras, quando os personagens e os desafios possuem níveis baixos e, consequentemente, CAs baixas, BBAs baixos e poucos PVs.

A classe é dita versátil, apta a várias situações e com um belo Mix de perícias, criando um personagem "pau pra toda obra" dentro de um grupo, mas no final das contas nós temos um sujeito que dá um belo dano, mas não é bom para acertar, sabe se defender, mas tem uma das mais baixas CAs da mesa, se equipa bem com poucas coisas, mas não possui itens próprios para a classe e é pobre em itens mágicos e tem ótimas resistências, mas não tantos PVs quanto deveria. Bom, isso foi meio resumido [e bota resumo] mas vou detalhar melhor a seguir sobre a classe.

Pra que serve o MONGE?

O monge é um estudioso, um sábio, um especialista nos assuntos que tangem o conhecimento corporal. Ele treina seu corpo como arma e como uma jóia, sendo capaz de desferir golpes poderosos, resistir situações sobre humanas sem auxílio de magias, e, em níveis elevados, excluir os efeitos do envelhecimento, evitar doenças, viajar para outros planos e retirar a vida de outro pela simples vontade.

Um personagem assim geralmente é encontrado em templos de treinamento ou em uma busca por sabedoria, vagando pelo mundo. Não possui bens, não possui ambição e com certeza é leal [exigência da classe]. Por não possuir dinheiro, estudar suas limitações físicas e vagar tanto pelo mundo, eles possuem perícias que o auxiliam nos treinamentos árduos e rigorosos de suas artes e no desenvolvimento de atividades profissionais e sociais.

As habilidades de combate são muito boas, mas inferiores à dos guerreiros, porém, seus danos desarmados e suas rajadas de golpes fazem dele uma ameaça em um combate surpresa e corpo a corpo.

Vantagens da Classe

Os talentos são bastante úteis para o jogador individualmente e podem ser um belo auxílio ao grupo em situações de risco. Suas habilidades possibilitam a ele versatilidade em ambientes de difícil acesso ou deslocamento e principalmente, ele consegue evitar evitar ferimentos de maneria respeitosa.

Algumas características tem destaque, como:

Ataque desarmado: o corpo todo do monge e considerado uma arma, muito eficientes, principalmente em níveis iniciais [como eu já disse lá em cima] e vão melhorando durante o jogo. Seus golpes aos poucos conseguem superar as reduções de danos de algumas criatura e sua rajada de golpes possibilitam ao monge enfrentar vários adversários ao mesmo tempo.

BBA: não é o maior, mas possibilita bom proveito nos ataques.

Talentos: além dos previstos em classe [os fixos] os talentos extras podem complementar ainda mais o personagem.

Resistências: são os melhores bônus, fazendo dele um osso duro de roer.

Defensivo: em níveis altos o monge evita danos de ataques de área e desde sempre recebe pontos extras na CA, testes de resistência contra encantamentos e magias mentais, se torna imune a doenças, veneno e envelhecimento.

Movimento rápido: a partir do terceiro nível o monge aumenta sua velocidade de deslocamento e ao 12o nível ele pode se movimentar através do mundo etéreo. [Certa vez, numa mesa de um amigo, o FDDS, o grupo tinha um mago, um clérigo, um guerreiro e um ladino, e eu fiz parte de uma única sessão e decidi jogar como monge; eles curtiram tanto com a minha cara, mas tanto, que eu desafiei no mano a mano cada um deles e dei um pau em todo mundo, mas enfim, o colchetes era pra falar que o maior argumento deles era que o monge só presta pra correr, e que o grupo tinha que parar de se aventurar, agora que tinham um monge, e criar o primeiro SERVIÇO DE POSTAGEM MEDIEVAL; o ladino cobrava, o guerreiro transportava as cartas, o mago catalogava e achava os destinatários e o monge entregava tudo rapidinho].

Chi: é uma habilidade do monge em utilizar a energia corporal para ultrapassar o humanamente possível.

Manobras de combate: por não utilizar armaduras, o monge fica livre para usar o corpo em manobras de combate mais elaboradas, com acrobacias e agarrar [aprimorado] e por usar o corpo como arma, abre a chance de provocar danos aos oponentes sem penalidades.

Desvantagens da Classe

Classe de armadura: muito ruim e com pouca possibilidade de progressão; em níveis elevados, todas as outras classes podem turbinar armaduras e escudos, utilizar elementos mágicos e terem CAs gigantescamentes grandes [aaaaaaaoooowwww exagero], enquanto o monge conta com sua destreza, sabedoria e um ou outro componente; [em resumo, o monge geralmente é o primeiro a cair].

Pontos de vida baixos: não são os piores, mas por ter uma CA alta e ser projetados para combates corpo a corpo ... [em resumo, o monge geralmente é o primeiro a cair].

Seleção de armas ruins: por ser favorecido em combates desarmados, as armas para os monges são muito fracas, [fracas mesmo].

Itens mágicos e de melhoria: sacanearam, a maioria [e grande maioria] dos itens que auxiliam no combate são voltados para armas e armaduras [que o monge não usa].

Talentos: é uma tabelinha engessada, todo monge é praticamente igual o que tira o encanto da classe e prejudica a individualidade.


Dicas de interpretação

Prudência: se perguntar a um monge: "Qual a diferença entre coragem, inteligência e sabedoria?" e ele tivesse pagado alguns pontos em sabedoria, sua resposta seria a seguinte: "Coragem é sua capacidade de enfrentar o problema, inteligência é sua capacidade de solucionar o problema e sabedoria é sua capacidade de se evitar o problema"; se você ainda não entendeu, o corajoso parte pra cima do dragão, o inteligênte faz o melhor plano para enfrentar o dragão e o sábio nem perto do dragão ele vai; eheheh... bom, mas pra resumir, o monge é rápido, mas se ele se afastar demais do grupo ele não terá apoio, ele é bom no combate, mas não dura muito, e não tem perícias do ladino para evitar armadilhas ou surpresas, então, seja um elo de união do grupo, uma ferramenta para evitar os problemas.

Adaptação: o monge é leal, flexível, pode desempenhar muitos papéis em uma mesa; pode participar da linha de frente ou ser um agente para resgates rápidos, ataques em assalto; suas habilidades podem fazer dele um guardião, um vigia e no social, o monge pode ser a voz sensata do grupo, o conselheiro e o mais resistênte, física e psicológicamente.

Cuidados com a rajada de golpes: é muito massa, mas tiram a precisão dos golpes, sabe o que significa? [diminuem os bônus nos ataques]; usar de maneira errada pode ser disperdiçar seus ataques.

Atordoamentos: o monge deve saber usar esse recurso, mas não fique guardando indefinidamente, às vezes o combate de agora é o decisivo e pode não haver um combate daqui a pouco; um ataque atordoante bem colocado pode virar uma batalha.

Mobilidade: não é bom para o monge ficar parado, ele não tem muitos PVs, então deve-se aproveitar da velocidade da classe, usá-la para dar suporte ao grupo; não é muito sábio para o monge enfrentar o principal desafio da mesa sozinho, ou sobrecarregar os outros personagens da mesa, sendo assim, o monge serve para agilizar o grupo, aliviando a carga dos combatentes e magos derrubando adversários secundários, protegendo personagens e confundindo os adversários; se o monge enfrenta um desafio muito perigoso, ele deve utilizar acrobacias e mobilidade para evitar ataques, despistar oponentes e colocar os companheiros de grupo em vantagem tática.

O principal lutador do grupo: olhe bem, não disse guerreiro, disse lutador, é o personagem mais abto para lutar, no mano a mano, um a um; o monge deve favorecer o grupo flanqueando o inimigo por exemplo; mas além disso, ser um lutador está além de dar golpes, e o monge tem uma grande percepção do que acontece ao seu redor, então seja os olhos e ouvidos do grupo.

Proteção e amizades: monges podem ser ótimos guarda-costas; é sábio proteger os mais fracos fisicamente, então, o mago pode ser bem resguardado por um monge em uma batalha; a sabedoria lhe traz muito auto-conhecimento e capacidade de se comunicar e transmitir conhecimentos, então o monge acaba se tornando o amigo leal do grupo; geralmente se aproxima bastante dos clérigos pelos assuntos filosóficos em comum [é, monge também é cultura].

Equipamentos: o equipamento para o monge é o mais fraquinho, então ele deve se preparar bem para as situações.

Armamentos: [tá doido?] nem tanto, o monge deve ter armamentos e equipamentos que não interfiram na sua agilidade e desempenho; é muito bom também possuir uma arma de ataque à distância, para evitar problemas [sacou né?!].

E no fim?

No fim acaba que o monge é muito bom para interpretação, muito bom para variar um pouco a história, pode ser utilizado para adicionar um tom exótico à trama, com individualidades marcantes e certo tom misterioso, mas... [fãs do monge, eu também sou um fanzão, mas...] o monge não é tão bom, é uma das classes mais fracas, tem golpes fortes, mas custa acertar, tem bons talentos, mas só em níveis altos, tem ótima resistência mas... [mas nada, a resistência dele é grande mesmo], mas ele fica a cargo da interpretação. Possuir um personagem monge vale muito para a interpretação e composição da história, mas se você gosta é combar e jogar aventuras overpowers, vai pra outra classe.

Bom, é isso aí.

Comentários

Postagens mais visitadas