Abocanhador Matraqueante: Meu monstro preferido... no D&D



Aaaaaaaaaaaaaaaaahhhh, o Abocanhador Matraqueante... bem que eles poderiam ter colocado um nome mais legalzinho pra esse bicho, tipo: Massa Viceral Assassinal; ou apenas Tomás... mas enfim vou falar sobre esse bichinho legal depois d vocês observarem a ficha técnica do dito cujo:

Tipo: Aberração
Dados de vida: 4d8+24 (média 42PVs, máximo 56PVs)
Deslocamento: 3 metros solo; 6 metros água
Ataque base: +3
Tipos de ataques: 6 Mordidas CC (+4) dano 1; Cuspe [saliva] AD (+4) dano 1d4 ácido + cegueira temporária
Espaço/Alcance: 1,5 metros / 1,5 metros
Ataques especiais: Tagarelar; saliva; agarrar aprimorado; drenar sangue; envolver; manipular solo.
Qualidades especiais: amorfo redução de dano 5/concussão, visão no escuro
Resistências: Fort +7; Ref +4; Von +5
Perícias: Ouvir +4; Observar +9; Natação +8
Talentos: Acuidade com arma; reflexos rápidos
Ambiente: subterrâneo
Organização: solitário
ND: 5
Tesouro: nenhum [como se tivesse um bolsinha de ouro escondida em algum lugar]
Tendência: geralmente neutro
Progressão: 5-12 DV (grande)

Não existe no livro dos monstros explicação para a existência ou surgimento desta criatura, exceto que ela não tem forma definida e que seu corpo, parecido com uma ameba, apresenta erupções constantes e aleatórias de olhos, bocas e feições, que ao surgirem se desfazem automaticamente na massa viceral parecida com um punhado de carne, [eca...]

Minha preferência por essa criatura se explica exatamente pela bizarrice que foi necessária para sua formação. Sua aparência assustadora e o mistério de sua criação atiçam a imaginação e suas características AMORFO e MANIPULAR SOLO podem muito bem confundir a cabeça de jogadores, principalmente se forem aventureiros de primeira viagem.

Já utilizei essa criatura várias vezes na mesa, claro que não na mesma mesa, nem com os mesmos jogadores, mas toda vez que o Matraqueante aparecia causava um grande impacto. Os heróis não sabiam como lidar com aquilo, muito menos saber quando terminou o combate, ou quando a criatura morreu. Sempre foi muito divertido [pra mim] narrar combates em cavernas escuras contra um ou dois abocanhadores.

Alguns ataques são particularmente poderosos se bem utilizados pelo mestre, como por exemplo:

TAGARELAR - é uma ação livre, como se várias vozes surgissem, provocando um efeito mental (Vontade anula CD 13) similar à magia confusão durante 1d2 rodadas.

AGARRAR APROMORADO associado com DRENAR SANGUE - se o abocanhador atinge o oponente, ele pode realizar a manobra agarrar [aprimorado] como ação livre sem provocar ataques de oportunidade, é aí que entra o Drenar Sangue, que permite que a boca utilizada na mordida [agarrar] drene sangue do oponente causando 1 ponto de dano temporário na Constituição [sacou? dano na Constituição é o máximo, derruba qualquer um em qualquer nível]. Para arrancar o bichinho é só fazer um teste de Força CD 12, mas a vítima leva mais um pontinho de dano como brinde.

após essas manobras, sobra a mais perigosa:
ENVOLVER - o animalzinho envolve um oponente de mesmo tamanho ou menor preso por 3 ou mais bocas; para sair, Reflexos CD 14 ou cairá; cada rodada o oponente que está "envolvido" [hehehe] com a criatura leva 12 ataques de mordida ao invés de 6.

outras características também são bacanas:
MANIPULAR SOLO - transforma rochas em areias e/ou areias movediças;

AMORFO - imune a decisivos;

SALIVA - cuspe que atinge até 9 metros e pode causar 1d4 pontos de dano por ácido e cegueira (Fortitude CD 18) por 1d4 rodadas.

Esse montro é uma beleza, uma arma e tanto para mestres que querem turbinar a sessão com algo simples. É claro que tudo pode ser teatralizado e ganhar proporções bem maiores. Experimente por exemplo colocar o abocanhador no teto de uma caverna e fazê-lo cair sobre um personagem [isso vai poupar algumas etapas para envolver], crie um tom de mistério com o TAGARELAR, usando-o antes do grupo avistar a criatura, etc...

Abocanhador Matraqueante um bom desafio para níveis baixos e medianos.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas