As armas do D20


Apesar de eu adorar D&D, e em resumo o sistema D20, eu posso dizer que minha maior frustação com o sistema é o tratamento que se tem com as armas e armaduras. São mostradas nos livros e suplementos uma infinidade de equipamentos diferentes, com formas e origens muito diferentes que no fim não se diferem em nada. Tudo acaba resumido numa questão de dano ou proteção e nada mais.

O grupo das armas são separados em duas modalidades: Ataque corpo a corpo e à distância; e suas subdivisões se extendem por tamanhos e origens, ah, blá blá blá... sua divisão final é quanto ao dano:

1d4, 1d6, 1d8, 1d10, 1d12.... então qual a diferença para um persona
gem em usar uma Kama (exótica) que causa 1d6 e uma espada curta (arma normal) com o mesmo dano? Ele só tem que gastar um talento para poder usar? Isso é um desperdício de talento...

Mesmo sabendo que é dificil, deve haver um jeito de adaptar a regra para levar em consideração as peculiaridades dos armamentos. Diferenciar os danos cortantes dos perfurantes de maneira mais significativa, para justificar existir tantas armas nas tabelas de equipamentos.

Essas diferenças também se aplicam às armaduras e escudos, que apesar de apresentar maiores diferenças entre si, também são injustiçadas nas descrições.

Ainda vou bolar uma adaptação que valha a pena.


Comentários

Postagens mais visitadas