Rakshasa, o homem-tigre do Máaallllllll




O Rakshasa é uma criatura realmente forte, descrita pelo Livro dos Monstros como a encarnação do verdadeiro mal. É uma criatura com cabeça de tigre, e pelos, mas com corpo humanóide e as mãos invertidas [sim compadre! Invertidas] com as palmas das mãos voltadas para cima, onde deveria estar as costas da mão.

Este monstro deriva da mitologia oriental que diz que o Rakshasa [ou raxasa, abrasileirado] é um ser demoníaco e mau em forma de felino e trazido para a cultura ocidental como os “ogros”.  A tradução deste nome significa “pedir proteção”, pois qualquer um que avistasse tão terrível criatura deveria pedir proteção aos deuses.

D&Dgísticamente falando, o Rakshasa se passa por um humanóide facilmente [apesar do detalhe das mãos] e possui habilidades poderosas que o transformam em um implacável inimigo. Bom, vamos dar uma olhada na ficha do bicho.

Tipo: extra-planar (médio)
Dados de Vida: 7d8+21 (mínimo 58 PV)
Iniciativa: +2
Deslocamento: 12 metros
CA:  21 (2 des + 9 natural)
Ataque: corpo a corpo 2 garras +8 (1d4+1) e mordida +3 (1d6)
Ataques especiais: detectar pensamentos e magias
Qualidades especiais: mudar de forma, redução de dano 15/bem e perfurantes, visão no escuro e RM 27
Resistências: Fort +8; Refl +7; Vont +6
Habilidades: For 12, Des 14, Con 16, Int 13, Sab 13, Car 17
Talentos: esquiva, magias em combate, prontidão
Ambiente: pântanos quentes [não concordo, leia abaixo]
ND 10
Tendência: Sempre Leal e Mau
Ajuste de nível: +7

Características

Detectar pensamentos: esse monstro é capaz de detectar pensamentos continuamente como se fosse um conjurador de 18º nível [Vontade anula, CD 15], podendo ativar ou desativar esta habilidade quando quiser.

Magias: um Rakshasa pode lançar magias como feiticeiro de 7º nível, (6/7/7/5) CD 13.

Mudar de forma: é acionada como uma ação padrão e possibilita à criatura assumir qualquer forma de humanóide médio e não pode ser dissipada, mas a magia visão da verdade revelará sua verdadeira forma.

Perícias: +4 de bônus racial em Blefar e Disfarces e +10 em Disfarces quando mudar de forma, além disso, se o Rakshasa estiver lendo a mente de seu oponente, receberá bonificação extra de +4 em Blefar e Disfarces.

O que esse monstro oferece?

O Rakshasa é um oponente inteligente e muito astuto. Seus atributos descrevem um ser extremamente preparado e evoluído em todas as suas características, físicas e psicológicas. Suas habilidades naturais se destacam em situação de combate e de interpretação, uma vez que esta criatura pode se passar por outras e se misturar em sociedades, ambientes e grupos, enganando a todos.

A capacidade de detectar pensamentos o auxilia a se localizar nas situações e permite que ele colete informações sobre o ser que ele está imitando [o que garante o bônus extra de +10 em disfarces, quando transformado, e bonificação extra de +4 se ler a mente][CARAMBA, +14!!].

As magias e os ataques naturais do monstro formam outro diferencial, mas esta criatura prefere fugir do combate ou usar suas habilidades mágicas ao invés das físicas, caracterizando sua ação mais como estratégica do que combativa.

Pontos fracos da criatura

Com certeza o maior ponto fraco deste monstro são as mãos ao contrário. Não porque elas atrapalham nas ações [porque não atrapalham], mas elas delatam a criatura, revelando sua origem. Outro ponto negativo é sua origem [e eu vou explicar porque acho um ponto negativo]. De acordo com o D&D, o Rakshasa é um monstro humanóide, com mãos invertidas, que traja roupas de nobre, às vezes armaduras, e prefere evitar o combate, além da provável discordância [o que uma criatura inteligente, forte, extra-planar, que conjura magias e carismática vai estar fazendo no meio de um pântano fétido?] entre viver num pântano e se portar como um nobre.

Como dica, duas alterações podem ser feitas: a primeira quanto ao local de origem, que passa a ser Qualquer ambiente; o segundo é sobre as mãos e a habilidade de Mudar a Forma, neste caso, a visão da verdade não indicaria a verdadeira forma do Rakshasa, mas, independente da forma humanóide que este monstro assuma, ele não conseguiria moldar as mãos na posição correta, tendo que disfarçar essa condição continuamente [CD 20 + condição, para testes de Percepção, ou testes resistidos de Blefar/Disfarce contra Percepção].

Rakshasa como personagem


[Particularmente eu não permito personagens maus na minha mesa, mas se você permite...]

As habilidades recebem bônus racial em todas as suas características: +2 em Força, +4 em Destreza, +6 em Constituição, +2 em Inteligência, +2 em Sabedoria, e +6 em Carisma.

Tamanho médio e deslocamento de 12 metros.

Visão no escuro.

7 Dados de Vida raciais (d8).

BBA +7.

Bônus Base para Resistências: +5 para Fortitude, Reflexos e Vontade.

Pontos de perícias: 10x(8 + modificador de inteligência), com perícias raciais; atuação, blefar, disfarces, furtividade, percepção e sentir motivação.

Talentos: 3 talentos derivados da raça.

+9 na CA como Armadura Natural.

Armas Naturais: mordida e garras

Habilidades especiais: detectar pensamentos, magias, mudar forma, redução de dano, RM 27 + nível de classe.

Classe preferida: feiticeiro.

Ajuste de nível: +7




Postagens relacionadas
  • Abocanhador Matraqueante: meu monstro preferido... no D&D
  • Mióooooolos, ou Zumbis no D20, isso dá certo
  • It's Alive!!! ... ou Como fazer seu golem.

Comentários

  1. Meu amigo, que excelente post!!

    Gostei bastante da profundidade da análise e, principalmente das alterações que sugeriu.. Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado, ainda não falei que em algumas versões que eu já vi dessa criatura, inclusive o D&D 3.0, ele seria morto por um simples virote abençoado... mas não sei se estou correto quanto a essa afirmação... mas eu acho esse monstro muito forte e com um potencial de narrativa muito grande.

    ResponderExcluir
  3. Nunca usei esse monstro, mas fiquei com vontade de experimentar ele em uma sessão.

    ResponderExcluir
  4. Exatamente Red, no 3.0 ele morre com um virote abençoado, mas tem uma caracteristica muito forte que lhe foi retirada, é imune a magias ate 6° circulo...Usei esse monstro uma vez e ele enganou os pcs fazendo com q eles fossem atras de um item magico para ele, realmente bem legal d c trabalhar, flw...

    ResponderExcluir
  5. gosto de monstros e personagens versáteis. esse é um dos mais versáteis e perigosos, dá pra fazer muita coisa com ele, tipo desafio final, vilão recorrente, acontecimento, e muito mais.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas