Algumas características marcantes para personagens.

Pensando bem nas histórias que eu mestrei até hoje eu começo a concluir que eu tive uma grande sorte de encontrar bons jogadores. E isso não quer dizer que eles eram ultra-conhecedores de regras, ou tinham as melhores idéias, ou conseguiam resolver qualquer um dos desafios que eu apresentava [ou que eles mesmos provocavam] na mesa. Meus jogadores eram bons, na maioria, porque conseguiam desenvolver personagens bons.


O que é um personagem marcante?

Personagem marcante é aquele que consegue se destacar além do que sua classe determina, além do que seus itens e vestuário demonstram e que é muito mais do que um papel cheio de números e tabelas. Podemos até dizer, que mesmo sendo uma invenção do imaginário de alguém, ele acaba adquirindo uma “vida própria”, uma “alma” independente. A complexidade de um personagem se dá pela mistura de sua tendência e de suas atitudes.

Com certeza, os jogadores se preocupam mais com um vilão que possui um comportamento bem estruturado e um background que lhe garanta um histórico, do que um simples adversário que possui dinheiro, algumas magias e um ou outro item mágico.

“Como um homem eu sou de carne e osso, posso ser ignorado ou destruído. Mas como um símbolo eu posso ser incorruptível” (Bruce Wayne – Batman Begins)

O personagem que consegue exprimir uma atitude, ao invés de uma simples imagem estará se enraizando no cenário e à medida que vai se tornando mais poderoso, seus feitos acabam se tornando menores que sua personalidade, e sua lenda maior que seus feitos.

Algo que acontece muito nas minhas mesas é o fato dos personagens começarem as aventuras muito cedo, ainda na adolescência com um background fraco, ou com poucos acontecimentos. À medida que o jogo progride, a personalidade individual de cada um vai se construindo de acordo com o avanço das interpretações e as características irão se relevando juntamente com os feitos e a “fama” dos personagens.

Quando os personagens chegam a níveis intermediários de jogo (por volta do 12º) já encontram reconhecimento das populações como os NPCs que sem explicação costuma se destacar como autoridades, heróis ou vilões. E isso acontece como um processo natural, conquistado com boas interpretações e a consolidação de um personagem moldado com complexidade e coerência.

Mas o que pode ser usado como pontos de humanização dos personagens?

Além dos backgrounds e as características de ficha, o jogador e mestre podem utilizar algumas características psicológicas e comportamentais para solidificar sua interpretação, e aí vão algumas dicas:

Personagens guiados por alinhamento: seguem a risca a descrição das tendências, se guiando e agindo em função delas. Isso poderia ser uma exigência de regra, mas na prática, um personagem Leal e Bom não necessariamente largaria qualquer coisa que estivesse fazendo para socorrer alguém que está sofrendo alguma injustiça. Levar a tendência ao pé da letra com certeza vai trazer muito impacto à interpretação e, com certeza, no cenário.

Personagens Imprevisíveis: um personagem imprevisível pode ser conhecido como um grande adversário. Por mais que não tenha amplas capacidades de combate, magias muito poderosas, ele se torna um inimigo perigoso e difícil de se derrotar.

Personagens com Motivação maior: muito apegados à sua terra, defensores de seus reinos, líderes religiosos, pregadores sábios, defensores de uma divindade, alguém com desejo de vingança, ou sede por destruição. O personagem que possui uma motivação maior se aplica e se empenha para conseguir o que busca o tempo todo. Pode ser assim com um patriota, defensor incansável de sua terra, ou com um paladino inconformado com a maldade no mundo, ou um clérigo que quer espalhar a palavra de sua divindade. Vale lembrar também que a maioria dos vilões se encaixa nessa qualidade. Suas maldades não são motivadas por prazer [na maioria das vezes], mas em um desejo de conseguir algo maior. A motivação pode progredir para a obstinação, onde o desejo é tamanho em se alcançar um ideal, que nada no mundo poderá parar o personagem. É assim que acontece com vários personagens lembrados no cinema e gibis [Leonidas, Batman, Capitão América, Demolidor, Questão, Willian Wallace, e por aí vai...].

Personagens Implacáveis: são aqueles que não alisam ninguém, não tem pena nem da mãe e consequentemente são temidos por seus adversários. Mesmo personagens bons podem ter este comportamento e se tornam bem marcantes na luta contra o mal.

Personagens Misteriosos: sempre dão a impressão que sabem mais do que aparentam saber, e muitas das vezes sabem mais do que aparentam saber [rs]. Eles podem não fazer muita fama, mas com certeza se tornam marcantes na história ou mesmo para o grupo.

Comentários

Postagens mais visitadas