Absolvição em Ouro Preto

Aquele crime em Minas Gerais que foi provocado pelo RPG, lembra? Aquele que os jogadores mataram a menina no cemitério? Lembra? Pois é, é assim que muita gente se refere ao crime lá de do Estado de Minas. Deu o que falar e abalou muito a paz dos jogadores de RPG de muitos estados brasileiros. Muitos pais que já torciam o nariz pro jogo ficaram desesperados em ver a possibilidade dos seus filhos se tornarem criminosos em potencial por conta de um jogo dito inocente. Ainda mais com as reportagens "muito exclarecedoras" que a tv apresentava de tempos em tempos quando faziam referências ao caso.

Eles sempre falam do jogo em tom de seita e mostram as figuras e ilustrações dos livros de Vampiro: A Máscara e o Livro dos Monstros do D&D para enfatizar a demonicidade do jogo, enfim, o mistério do desconhecimento quanto ao jogo produz muita história vendável para a mídia.

Bom, mas enfim, o pessoal que foi acusado de fazer aquela atrocidade com a menina no cemitério foi absolvido, como diz a seguinte matéria do site da Folha Online do dia 05/07:

05/07/2009 - 07h20

Justiça absolve acusados de matar estudante em Ouro Preto (MG)


da Folha Online

Foram absolvidos pelo Tribunal do Júri os quatro jovens acusados pela morte da estudante Aline Silveira Soares, 18, em Ouro Preto (107 km de Belo Horizonte). Eles eram acusados de ter esfaqueado a jovem e rituais satânicos em um cemitério da cidade.

Após quase quatro dias de julgamento, os sete jurados concluíram que os réus "não concorrerem, de qualquer forma, para a prática do crime". Ainda cabe recurso da decisão, mas a promotora Lúcia Helena Trocilo Fonseca não disse se irá recorrer.

O julgamento teve início na última quarta-feira, dia 1º de julho e acabou neste domingo, às 5h15. No último dia de sessão, que começou às 14h de ontem, a defesa dos acusados voltou a afirmar que considerava as provas apresentadas pelo Ministério Público insuficientes para a condenação. Se condenados, eles poderiam pegar até 30 anos de prisão.

Por isso, a defesa pediu a absolvição. Na denúncia, a Promotoria não fala sobre a dinâmica específica da morte. As acusações se concentraram na relação dos acusados com o jogo de RPG e rituais macabros.

Satanismo?

A Promotoria diz que o crime foi motivado por um ritual relacionado ao jogo RPG ("role playing game", em que participantes interpretam personagens de uma realidade paralela) e que os acusados eram simpatizantes de satanismo.

O corpo de Aline foi encontrado nu em um cemitério da cidade em 14 de outubro de 2001, com 17 perfurações pelo corpo. Moradora de Manhumirim (MG), ela tinha chegado a Ouro Preto três dias antes para uma festa de universitários.

Nesta sexta-feira, terceiro dia de julgamento, três dos réus negaram participação no crime e criticaram as investigações conduzidas pela polícia e a cobertura da imprensa no caso.

Os três interrogados --Edson Poloni Lobo de Aguiar, 27, Cassiano Inácio de Aguiar, 28, e Maicon Fernandes Lopes, 27-- afirmaram não saber o motivo pelo qual são acusados. Eles dizem que não eram jogadores de RPG e negaram ter relação com rituais satânicos.

Poloni, que hoje mora em Vitória (ES) e trabalha como vendedor, chorou no fim de seu interrogatório e, dirigindo-se ao júri e à mãe de Aline, presente ao julgamento, afirmou ser inocente. "Quero justiça de verdade", afirmou.

Cassiano, segundo a ser interrogado, que hoje mora em Pindamonhangaba (SP) e trabalha como apicultor, disse estar no banco dos réus "por incompetência da polícia". Para ele, a suposta relação do crime com RPG passou a ser a única linha de investigação da polícia. "Isso faz a imprensa vender jornal. Num caso como esse, de repercussão nacional, a polícia queria autopromoção."

Última acusada a depor, Camila Dolabella Silveira, hoje com 26 anos, afirmou que não conhecia os réus antes do caso e afirmou que esteve com a prima em uma festa antes de ela desaparecer. Ela disse não saber se eles praticavam RPG.


Pois bem, ainda espero que o jogo tenha uma divulgação séria pelo país e seja utilizado como realmente foi idealizado, como um passatempo, uma ferramenta de incentivo à imaginação e criatividade, estudo e leitura.

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